Ir para o conteúdo Pular para o menu principal
Universidade Federal do Espírito Santo
Endereços úteis
Menu

VII Seminário EaD do Polo UAB Santa Teresa

Aconteceu no período de 11 a 14 de setembro de 2017, o VII Seminário EaD do Polo UAB de Santa Teresa – Centro de Formação Continuada de Professores como tema “Trajetórias e perspectivas da EaD”.

Durante o evento foram discutidas temáticas nas áreas dos cursos ofertados no polo, a saber:

11/09/2017 – “As relações fundamentais do processo de trabalho docente na EJA: sujeitos, teorias e aprendizagem” com a Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa, Sra. Ana Cristine Rodrigues Leite.

12/09/2017 – Mesa-redonda “Planejamento estratégico governamental: em foco a previdência e os recursos hídricos” mediada pelo Professor Dr. Ricardo Roberto Behr, coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública – UFES/EaD discutiu os temas Gestão da Previdência e Gestão dos Recursos Hídricos com capacidade técnica, conhecimento científico e propostas práticas pelos professores Ms. Alexandre Wernersbach Neves (UFES-PREVES) e Dr. Abrahão Alexandre Alden Elesbon (Ifes Campus Colatina), respectivamente. As discussões foram ricas e nos mostraram a importância de refletir, repensar e nos planejar a médio e longo prazo.

13/09/2017 – A professora Ms. Celi Maria de Souza (coordenadora) e o professor Charlles Monteiro (pedagogo) do Curso de Complementação Pedagógica, ambos do Ifes Campus Piúma, apresentaram importantes discussões a respeito da “EaD no Ifes: institucionalização, experiências e tendências”, mais especificamente sobre os desafios da implementação de uma formação interdisciplinar aos profissionais que buscaram esse curso de complementação para sua formação acadêmica e profissional. O curso tem inovado com a proposta dos Seminários Interdisciplinares que objetivam amenizar a fragmentação das disciplinas assim como aproximar e refletir sobre a práxis. Na oportunidade, a coordenadora do Polo, professora Ozirlei Teresa Marcilino fez uma retrospectiva histórica da implantação da EaD no Município de Santa Teresa.

14/09/2017 – O professor Dr. Iguatemi Santos Rangel, coordenador do Curso de Pedagogia EaD/UFES, apresentou e discutiu a temática “Flexibilidade pedagógica: a formação do professor pelas modalidades de ensino EaD e presencial” numa reflexão crítica sobre a complexidade da formação docente, a importância de uma formação docente que não se baseia na modalidade, mas nos saberes necessários para sua práxis e os hibridismos necessários no contexto da revolução tecnológica. Tudo isso pressupõe a adoção de modelos híbridos e não excludentes no projeto educacional.

A coordenadora do Polo UAB de Santa Teresa, Professora Dra. Ozirlei Teresa Marcilino, avaliou o evento como um importante espaço de discussões acadêmicas e problemáticas da realidade atual, e o seminário cumpriu seu objetivo de incentivar a prática e discussão científica de nossa comunidade.

postado por
Polo UAB Santa Teresa