Superintendente de Educação a Distância da Ufes participa do UNIREDE 2023

25 de agosto de 2023

A Sead Ufes participou nesta quarta-feira, 23 de agosto, do Seminário Nacional da UniRede 2023, com a temática “Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”.

O evento, sediado no Instituto Federal de Brasília (IFB), se estendeu por 3 dias, terminando nesta sexta-feira, 25 de agosto, e procurou através dos debates e programas realizados, promover o EaD e outros encontros de Educação a Distância, incentivando, divulgando e contribuindo para o desenvolvimento político, científico e tecnológico da Educação no Brasil, principalmente a educação híbrida, mediada pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) e nas modalidades e práticas de Educação Aberta e a Distância.

Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa, Superintendente de Educação a Distância da Ufes, esteve presente na realização do Seminário e comenta sobre a relevância da ação no contexto educacional:

“É de extrema importância participarmos de um evento que discute a Educação a Distância, em âmbito nacional, e conta com a participação não apenas das Instituições de Ensino Superior públicas estaduais e federais, mas também de representantes de diversos segmentos do MEC como, por exemplo, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pauta e tema do Seminário ‘os Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital’, principalmente considerando que no Brasil, mais de 60% das matrículas em cursos de nível superior situam-se na modalidade EAD.”

A iniciativa da UNIREDE (Associação Universidade em Rede) de levantar questões sobre a maneira como aprendemos e ensinamos, mas também trazendo pautas que precisam ser abordadas para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade é essencial para todas as instituições que oferecem cursos de educação a distância. É necessário refletir sobre o ensino na modernidade e considerar suas demandas no meio acadêmico, ampliando a acessibilidade e garantindo a qualidade da aprendizagem.

Atualizado em 21 de dezembro de 2023 às 10:50