Senavi 2023 marca o início do curso de Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral

3 de agosto de 2023

Comunicação

Nos dias 01, 02 e 03 de agosto, a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), a Superintendência de Educação à Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (SEAD/UFES) e o Laboratório de Estudos Sobre Violência e Acidentes (LAVISA) da UFES promoveram a abertura do novo curso “Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral” com a realização do III Seminário Nacional sobre Violências e Saúde, voltado para pessoas da área da saúde, educação, assistência social, segurança pública e justiça.

O evento ocorreu no teatro universitário da Ufes, sob coordenação da Profa. Dra. Franciéle Marabotti Costa Leite. Durante os 3 dias, a programação contou com apresentações de trabalhos online, minicursos e palestras didáticas em espaços de diálogo interativo.

De acordo com as palavras da Coordenadora da pós-graduação em Prevenção às Violências e do evento – Senavi, Profa. Dra. Franciéle Marabotti Costa Leite: 

“O evento procura evidenciar a importância da temática da violência para os profissionais de saúde e todos os demais profissionais que assistem às pessoas em situação de violência e trabalham nos aspectos de prevenção e enfrentamento desse agravo.”

Dentre os atos proporcionados para o público, o Seminário contou com a participação do Instituto Serenata D’Favela, coral cultural e social coordenado pela idealizadora Luciene Chagas e composto por mais de 300 crianças e jovens do Morro Quadrado e outras favelas de Vitória/ES que compartilham através do amor pela música a brasilidade e suas vivências.

Também incluiu uma programação repleta de debates fundamentais para o tema: 

  • Conferência: Violência e os determinantes sociais na contemporaneidade
  • Mesa Redonda: A Violência seu impacto social e de saúde
  • Mesa Redonda: O desafio na produção de dados e sua relevância para o cuidado
  • Conferência: Prevenção e enfrentamento a violência: atuação Inter setorial

Bruna Venturin, integrante da Comissão Científica do III Seminário Nacional, ressalta a importância da pesquisa científica no debate a respeito da prevenção a violência e saúde pública:

 “O investimento em educação, saúde, pesquisa e tecnologia é a base para o desenvolvimento do país. Espera-se que seja por meio da elaboração de pesquisas e divulgação de seus resultados, gestores, profissionais, especialistas e toda sociedade civil possam planejar, elaborar, discutir e implementar políticas públicas como medidas de intervenção para modificar a realidade apresentada.”

O tema do evento “Determinantes sociais, prevenção e enfrentamento” procurou através das variadas sessões, discutir os determinantes sociais da violência e o seu impacto social e de saúde, fortalecendo ainda mais a compressão da importância de ações interdisciplinares na prevenção e enfrentamento a esse agravo. 

Profa. Dra. Franciéle Marabotti conclui com as expectativas e resultados esperados do III Seminário Nacional sobre Violências e Saúde – Senavi: 

“Expectativas são várias, mas em especial, dar maior visibilidade a esse agravo e que a fim tenhamos maior investimentos nessa área e nos profissionais dos diferentes setores, dada a complexidade e necessidade de trabalho interdisciplinar. É fundamental capacitar e aproximar ainda mais a temática da violência na formação, a fim de os diferentes profissionais conheçam mais sobre o tema e as ferramentas para atuar no seu enfrentamento e prevenção.”

O curso de pós-graduação em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral inicia neste 2º semestre (2023/2) em oito Polos do estado. O objetivo é que estes alunos compreendam o fenômeno da violência, estudem sinais, sintomas de violência, seus impactos na saúde e desenvolvam capacidades para cuidados e rede de proteção. A presença de grandes figuras e debates com abordagens essenciais na temática da especialização, teve como objetivo integrar e alinhar os alunos na missão, valores e metas que serão trabalhadas ao longo do curso, simultaneamente os incentivando nas discussões tratadas nas disciplinas da pós-graduação.

Atualizado em 23 de agosto de 2023 às 19:38

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.

Saiba mais