Sead/Ufes publica novo livro “Química Aplicada” no Acervo Digital

9 de dezembro de 2022

A Superintendência de Educação a Distância (Sead/Ufes) publicou neste semestre (2022/2), um novo livro em seu acervo digital. O livro “Química Aplicada” compreende o conhecimento dos princípios químicos, aplicadas em tecnologias químicas orgânicas e inorgânicas, e aborda duas das principais indústrias de seguimento químico mundial, como a do ácido sulfúrico e da soda cáustica, entre outras importantes do Espírito Santo.

Juntamente com a participação dos professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): Dr. Josimar Ribeiro, Dr. Rafael de Queiroz Ferreira e Dra. Geiza Esperandio de Oliveira, o conteúdo foi produzido e revisado para atender às demandas pedagógicas, possibilitando aos professores auxiliarem seus alunos no processo de aprendizagem em EaD.

O Professor Dr. Rafael de Queiroz Ferreira, comenta sobre a importância do material:

“Um instrumento que ajuda a compreensão dessa disciplina que é fundamental para o aluno de licenciatura, futuro professor, porque essa disciplina contextualiza a química, fazendo com que o professor tenha ferramentas para colocar o aluno dentro da indústria química e entender porque ele está estudando química” (Depoimento de Rafael de Queiroz Ferreira)

O projeto buscou um modelo de livro em formato de website, online, que contempla o mesmo conteúdo de um livro impresso, trazendo um design completamente novo, que atenda às reais necessidades do usuário, sendo facilmente acessado e compreendidas por softwares de leitura de telas, utilizados por pessoas cegas, de baixa visão ou até com transtornos de aprendizagem.

O formato possui, também, ferramentas que otimizam a leitura para o público de modo geral, sendo possível: aumentar ou diminuir a fonte do texto, ativar uma fonte projetada para usuários disléxicos ou mesmo configurar o modo de leitura noturno ou em sépia, de acordo com as preferências do usuário.

Acesse o livro “Química Aplicada” clicando aqui ou visitando nosso acervo digital no link http://acervo.sead.ufes.br/.

Atualizado em 7 de dezembro de 2023 às 10:46