Sead Ufes promove encontro entre equipe multidisciplinar e professores e se prepara para o semestre 2023/2

30 de junho de 2023

No dia 6, terça-feira, a equipe multidisciplinar da Superintendência de Educação a Distância (Sead Ufes) deu início a programação para preparar o semestre de 2023/2 e promoveu uma série de formações para professores dos cursos de graduação da Ead. As formações se estenderam nos dias 12, 13 e 20 de junho e contemplou os cursos de pedagogia, química, biblioteconomia, história, ciências biológicas e física.

Com a finalidade de planejar o semestre e apresentar possibilidades de trabalho com tecnologias educacionais, os professores foram integrados à equipe multidisciplinar produtora de material para Ead, constituída pelos setores: Design Educacional, Desenvolvimento de Sistemas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Design e Audiovisual. O objetivo se deu pela necessidade de estimular o diálogo entre as partes fundamentais de ensino, em uma troca de ideia do que pode ser construído com o professor, a partir da visão tecnológica.

A conversa entre as partes foi mediada pela Coordenadora do Design Educacional, Araceli da Silva, onde foi apresentado o funcionamento interno da equipe multidisciplinar, desde produção de vinhetas até gravação e edição de vídeo aulas, e discutido ferramentas disponíveis na plataforma AVA, assim como tecnologias que podem ser utilizadas para preparar as aulas.

Sugestões como: roteiro de aula, salas modelos, demandas de montagem de sala, inserção dos alunos, auxílio com ferramentas da plataforma e ajuda de acesso da navegação, foram pautadas com o intuito de aprimorar o aprendizado Ead e torná-lo acessível para os alunos.

Segundo Araceli “ A proposta é estimular um diálogo, apresentar uma sala que possa ser dinâmica no sentido de o aluno não se sentir perdido. Se no ensino a distância, o aluno não consegue abrir a sala e entender o que fazer na semana, se sente perdido e o leva à evasão. Então precisamos tornar o material compreensível”

A Sead vê a formação de professores como um passo essencial no aprimoramento dos processos internos como instituição educadora, desenvolvendo constantemente metodologias e ferramentas para criação de um ambiente virtual de aprendizado colaborativo e motivador. O principal objetivo é fazer com que a organização das operações e produções do EaD da Ufes forneça aos alunos uma experiência acadêmica de qualidade, onde possam se sentir acolhidos e atendidos como parte fundamental da Universidade Federal do Espírito Santo.

Atualizado em 23 de agosto de 2023 às 15:50