Sead Ufes celebra Dia Nacional do EaD

27 de novembro de 2023

No dia 31 de janeiro de 2001, a UFES institucionalizou a Modalidade Aberta e a Distância – EaD, criando seu primeiro Curso de Graduação: “Licenciatura Plena em Pedagogia: Séries Iniciais do Ensino Fundamental” na modalidade EaD.

Na época, o “ne@ad”, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, inseriu por meio do Curso de Pedagogia, o EaD na realidade acadêmica da Universidade Federal do Espírito Santo. A partir do desenvolvimento e crescimento do EaD da Ufes, viu-se necessário, através da reestruturação organizacional da UFES, a reformulação do EaD, passando a ser denominada “Secretaria de Ensino a Distância”, atualmente institucionalizada “Superintendência de Educação a Distância (Sead)” a Sead se consolidou como o setor responsável pela proposição, mediação e gestão de todos os cursos e ações voltadas à EAD ofertados no âmbito da Universidade.

As crescentes conquistas obtidas com a oferta dos Cursos EaD iniciais serviram de parâmetro para a garantir ações de permanência na oferta de cursos na modalidade EaD. Hoje Com 22 anos de história, a Sead expandiu o ensino superior público no Estado, chegando a regiões onde a universidade não havia chegado com o ensino presencial, totalizando 28 polos distribuídos em todas as regiões do Espírito Santo, sendo elas: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

A integralização dos cursos, unindo recursos didáticos convencionais aos advindos com as tecnologias da informação e do conhecimento, possibilitou a democratização da educação, atendendo a população com o ensino gratuito, de qualidade e socialmente referenciado. Hoje, a Sead Ufes conta com 522 alunos de graduação e 995 de especialização, totalizando 1.517 matrículas em cursos ofertados na modalidade EAD pela UFES neste momento, sem contar os 14.496 formados desde a implementação da Ead na Ufes.

A Superintendente de Educação a Distância, Maria Auxiliadora Corassa, comenta sobre o papel da EaD pública na formação de profissionais e na promoção da inclusão educacional:

“O papel da EAD pública é fundamental na formação de profissionais e na promoção da inclusão educacional, na medida em que é gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Eu costumo dizer que a EAD vai aonde o povo está. Trata-se de inclusão: Pessoas que não tem como deixar seus municípios, que trabalham e não tem como se vincular a cursos presenciais nos campi da Ufes, tem a oportunidade de estudar, se profissionalizar e modificar suas histórias de vida e também as de suas famílias.”

Neste dia, 27 de novembro, a Sead Ufes celebra o Dia Nacional do EaD, relembrando a crescente evolução na Universidade, que hoje recebe o reconhecimento nota 4 no MEC, e parabenizando, os alunos, funcionários administrativos, operacionais e docentes, pelas contribuições com pesquisas, desenvolvimento institucional e cultural, que possibilitaram a Sead Ufes alcançar oportunidades inovadoras e proporcionar o ensino acessível e inclusivo para todas as realidades capixabas.

Participe de algumas ações promovidas em comemoração do Dia Nacional do EaD:

Assista a live no dia 01 de dezembro, “EaD pública: Experiências e perspectivas”, pelo canal do Youtube da Sead Ufes. Veja também a Sead Ufes marcando presença no outdoor da entrada principal da Ufes e na Rádio Universitária!

Atualizado em 4 de dezembro de 2023 às 16:22