Sead entrega equipamentos aos polos de apoio presencial de treze municípios

21 de maio de 2024

No dia 13 deste mês, a Sead Ufes realizou a entrega dos equipamentos, para 13 polos de apoio presencial. O empreendimento teve como intuito atualizar estruturas indispensáveis para o bom desenvolvimento dos cursos ofertados na modalidade EaD e para a manutenção da qualidade do ensino e do aprendizado.

Representantes dos polos de Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Afonso Cláudio e Iúna vieram até a superintendência, no campus de Goiabeiras, Vitória, para a retirada de computadores, projetores multimídia, scanner e TVs de tela plana, que estavam em mediação desde setembro de 2023. A entrega foi viabilizada a partir de liberação de recursos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Educação a Distância, e provê o desenvolvimento das atividades presenciais previstas nos cursos e que são realizadas nos referidos polos.

Considerando que a Ufes integra o Sistema UAB e conta com a estrutura dos polos para o andamento das ações educacionais presenciais dos cursos ofertados pela Sead, a CAPES descentralizou recursos, possibilitando a compra destes equipamentos para polos do ES.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma das ramificações da Política Nacional de Formação de Professores. Realizado mediante parceria entre a União, estados e municípios, o Sistema UAB, como política pública, tem o propósito primordial de induzir a formação inicial e continuada de professores para a educação básica em todo o território nacional, e, adicionalmente, interiorizar a educação superior pública por meio da utilização de polos de apoio presencial e de metodologias de ensino aplicadas à educação a distância.

Segundo a Superintendente de Educação a Distância da Ufes, Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa:

“Ações como esta fortalecem os polos, parceiros imprescindíveis no desenvolvimento das ações presenciais de ensino e de aprendizagem dos cursos na modalidade EaD da Ufes, contribuindo não apenas com a manutenção da qualidade dos cursos, mas com o fortalecimento dos polos.”.

Corassa também destaca o compromisso em ofertar oportunidades de formação flexível, acessível e inclusiva:

“E, principalmente, com a inclusão das pessoas que habitam nos municípios onde os polos estão sediados, pois elas podem se vincular a cursos de formação inicial e continuada, ofertados por Instituições Públicas e de qualidade, sem saírem de seus locais de moradia, compatibilizando as rotinas de família, trabalho e estudo.”.

Os quantitativos por Polo são variáveis e dependeram das solicitações destes por equipamentos. Alguns solicitaram apenas notebooks, outros também TVs de tela plana, projetores multimídias, scanner e desktops. A iniciativa do administrativo da Sead reforça a importância de investimentos na educação e a responsabilidade para com o progresso estudantil, em especial no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil, do qual a Ufes participa.

Atualizado em 27 de maio de 2024 às 15:32