Sead em parceria com Proex e SRI lançam plataforma com cursos online gratuitos

10 de maio de 2023

A Superintendência de Educação a Distância da Ufes (Sead/Ufes) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI), realizaram na manhã de hoje, 10 de maio, o lançamento da Plataforma Moocqueca. O evento ocorreu no Cine Metrópolis, em um ambiente repleto de entusiasmo e expectativas.

A plataforma abriga cursos abertos no formato Massive Online Open Courses (MOOC), que são cursos de curta duração, realizados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, de forma online e independente, possibilitando o acesso ao conhecimento de forma acessível, ampla e totalmente gratuita. O projeto de impacto internacional, possui uma variedade de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, e se destaca por sua flexibilidade e cuidado com a acessibilidade. Ao todo são 14 cursos, 306 vídeo aulas, que totalizam 50h de conteúdo gravado.

Durante o lançamento, estiveram presentes o vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton da Silva e representantes dos setores diretamente envolvidos no desenvolvimento do projeto, Renato Rodrigues Neto, pró-reitor de extensão, Fabiana Pinheiro Ramos, coordenadora do projeto, Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa, superintendente de educação a distância e sub coordenadora do projeto, Andreia Chiari Lins, diretora acadêmica de educação a distância, Yuri Luiz Reis Leite, secretário de relações internacionais da Ufes, além de representantes de instituições ligadas à Ufes e ao Governo do Estado.

A cerimônia de lançamento contou com a apresentação da banda de congo Panela de Barro, logo depois, um breve momento de apresentação do projeto, tour virtual pela plataforma e o momento de homenagem aos que fizeram parte da equipe técnica responsável pelo desenvolvimento da plataforma Moocqueca. Vale destacar que a equipe técnica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um projeto. São os profissionais especializados em tecnologia da informação, audiovisual, design, tradução, revisão e design instrucional entre outras funções, que garantem o funcionamento adequado da plataforma, desde a sua concepção até a sua implementação. Com base nisso, a Sead reconhece e destaca o importante papel de sua equipe no desenvolvimento dos cursos livres da Ufes.

Conheça a equipe Sead envolvida no desenvolvimento deste grande projeto:

Luiza Avelar Moreira – Design Instrucional (Mooc)

Jardel Vacheliski Reckziegel – Audiovisual  (Mooc)

Jaqueline Stefane Ramos Ferreira – Diagramação e montagem de sala  (Mooc)

Allan Kelvin Tolentino – Audiovisual  (Mooc)

Rodrigo de Almeida – Audiovisual  (Mooc)

Elton John Salaroli – Suporte ao usuário (Mooc)

Carolina de Paula Tavares – Ilustração (Mooc)

Cláudia Vieira – Libras (Mooc)

Patricia Gomes de Almeida – Audiodescrição (Mooc)

Adriano de Araújo Lima Faquini – Tradução inglês (Mooc)

Géssica Amâncio dos Santos – Assessoria de Comunicação (Sead)

Paulo Serpa Ramos – Design UX (Sead)

Lorena Silva Zanette – Design (Sead)

Raysa Calegari Aguiar – Audiovisual (Sead)

Yago de Vargas – Audiovisual (Sead)

Wagner de Andrade – Desenvolvimento (Sead)

Roberto Sarcinelli – Ambientes Virtuais (Sead)

O lançamento da plataforma de cursos livres da UFES representa um importante passo no fortalecimento da educação a distância, da extensão universitária e na democratização do acesso ao conhecimento. A universidade se consolida como uma instituição comprometida com a promoção do saber como um bem comum.

A partir de agora, interessados poderão se inscrever nos cursos de extensão disponíveis na plataforma, escolhendo aqueles que mais se adequam às suas necessidades e interesses através do link: www.mooc.ufes.br.

Confira imagens do lançamento da plataforma Moocqueca:

Atualizado em 29 de agosto de 2023 às 10:39