Representantes da SEAD/UFES e dos Polos Municipais UAB/ES participam do ESUD 2017

21 de novembro de 2017

Representantes da SEAD/UFES e dos Polos Municipais UAB/ES, participam do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, realizados na cidade de Rio Grande/RS, entre os dias 17 e 20 de outubro de 2017, com o tema “Caminhos da autoria e criatividade na EaD”.

A participação no congresso contou com apresentações de trabalhos desenvolvidos pela equipe gestora e estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD/UFES, colaborando com a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da Educação a Distância no Brasil.

Na oportunidade, a Secretária de Educação a Distância – SEAD/UFES, Maria José Campos Rodrigues, e o Diretor Acadêmico – SEAD/UFES, Júlio Francelino Ferreira Filho, participam da 3ª Reunião Extraordinária de Coordenadores UAB 2017/ForUAB, realizada no dia 16 de outubro de 2017.

A programação assim se apresentou: I-Abertura (Presidência do ForUAB); II-Relato das Reuniões com a DED/CAPES (Presidência do ForUAB); III- Pauta: Assistente à Docência – Presidência do FORUAB (Debate). No dia 17 de outubro de 2017: I- Pauta: Institucionalização da UAB – Reunião dos GTs Estaduais de Gestão Estratégica da UAB – Plenária: Relatos dos GTs Estaduais.

Quanto à 1ª Reunião dos Representantes Institucionais da UniRede 2017, a Professora Maria José Campos Rodrigues iniciou informando sobre a UniRede, Associação de Instituições Públicas de Ensino Superior, criada em 1999, com o intuito de representar política-institucionalmente as suas afiliadas (universidades federais, estaduais e institutos federais) junto à sociedade civil e às instâncias de governo, contribuindo para a pesquisa, produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico na área de Educação a Distância (EaD) no Brasil. Na sequência, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela UniRede, destacando-se: PromovEaD, Projeto do Mestrado Profissional em Rede, Revista em Rede, Repositório UniRede.

A presente Reunião teve continuidade no dia 18 de outubro de 2017, com o único ponto de pauta: elaboração do “Manifesto de Rio Grande”.

Este Manifesto teve por objetivo refletir as discussões realizadas no Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD, Congresso promovido pela UniRede, e a proposta de ações para o aperfeiçoamento da educação a distância que vem sendo realizada pelas instituições públicas do país.

Atualizado em 14 de março de 2019 às 17:30