Projeto do Laboratório de Design Instrucional (LDI) fica em segundo lugar em edital de inovação da Capes

30 de janeiro de 2024

A equipe do Laboratório de Design Instrucional (LDI), foi classificada em segundo lugar no Edital Inova EaD da CAPES (Edital nº 15/2023), que tem como objeto selecionar projetos relacionados à disseminação de produtos e recursos de inovação tecnológica educacional. Com o investimento de R$ 2,5 milhões, o edital incentiva o uso de recursos de inovação para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Através da elaboração de produtos e recursos de inovação tecnológica educacional – como ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, smartphones, games e aplicativos que auxiliem o professor e o aluno em uma troca eficaz e produtiva de conhecimento – o edital seleciona, por meio das propostas, ideias que promovam a melhoria da qualidade da educação brasileira, utilizando recursos e soluções tecnológicas educacionais para uso público irrestrito, de forma gratuita e democrática.

O edital procura ampliar a utilização das tecnologias educacionais nos processos de ensino e no exercício da gestão pública, desenvolvendo operações que tornem o aprendizado mais acessível. Por meio da participação no edital, a equipe Sead/LDI também contribuirá para melhorias e atualizações no acervo digital da Sead Ufes, pois os livros digitais –  desenvolvidos internamente pela equipe Sead/LDI –  encontrados no acervo, já são produtos de inovação tecnológica, e a participação do edital da capes proporcionará esse reconhecimento, estimulando atualizações em materiais antigos e aperfeiçoamentos na plataforma, para que ela acompanhe os padrões atuais de acessibilidade e inclusão.

O coordenador do projeto, professor Edson Rufino, comenta sobre a importância que a colaboração com o projeto exerce no estímulo ao desenvolvimento de produtos que promovam uma compreensão inclusiva, ampliando o ensino para um público maior, uma vez que seu acesso se adapta às necessidades de diversos usuários:

“Entendo que a ótima classificação que conseguimos parece refletir a importância do desenvolvimento e disseminação de produtos com foco na inclusão, como o Web Livro Digital Acessível, para que tenhamos uma educação à distância que contemple as necessidades de todas as pessoas em sua diversidade. O projeto na sua proposta valoriza isso na diversidade de usuários com quem queremos testar os produtos desenvolvidos, nas parcerias e diálogos com outros centros de pesquisa focados em acessibilidade de publicações eletrônicas e com a disposição de disponibilizar os arquivos do livro digital para que outros possam utilizar o mesmo.”

Os livros digitais – do acervo digital desenvolvido desde 2019 – é o foco do projeto, como meio mais acessível de disponibilizar informações. Trazendo um formato interativo, acessível a qualquer navegador e baixado para acesso off-line, procura identificar as necessidades de diferentes usuários e disponibilizar uma experiência adaptável com a tecnologia do livro digital. Além também, da produção de um manual para auxiliar os autores com texto acessível e vídeos instrucionais de apoio para um manual que será disponibilizado para pessoas que queiram adotar o modelo de livro acessível, que ficará disponível gratuitamente para projetos não comerciais.

O projeto inclui mecanismos de navegação melhorados e ajustes de leitura, como troca de fonte e de esquema de cores, permitindo sua flexibilização para adaptação a diferentes contextos de publicação e a utilização por pessoas com diferentes tipos de deficiências e transtornos de aprendizagem.

Para a Sead, é fundamental a participação do EaD na inovação tecnológica educacional, pois a interação em ações que promovem melhorias educacionais proporcionam a criação de recursos acessíveis e inclusivos, a atenção e engajamento dos alunos – uma vez que o aprendizado é mais atraente e eficaz – e o incentivo a pesquisa e desenvolvimento, possibilitando o desenvolvimento de novos métodos de ensino.

Clique abaixo e conheça alguns dos livros digitais desenvolvidos até o momento:

Química Ambiental

Direitos Humanos e Ambiente Educacional