Professores EaD do semestre 2024/1 recebem treinamento sobre produtos e ferramentas de ensino

8 de dezembro de 2023

Aconteceu nesta quarta e quinta-feira, 06 e 07 de dezembro, a capacitação dos professores EaD, para o primeiro semestre letivo de 2024.

Com o intuito de familiarizar os docentes com as atividades pedagógicas e operacionais do Ead da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), a Sead (Superintendência de Ensino a Distância da Ufes) promoveu um espaço de aprendizagem e troca de saberes, onde os professores receberam o treinamento referente aos produtos e ferramentas de ensino, e assim foram capacitados a ministrar aulas a distância, trabalhando o melhor desempenho de seus alunos.

O Treinamento aconteceu no laboratório de capacitação da biblioteca central e contou com instruções educativas dos setores Laboratório de Design Instrucional (LDI), Audiovisual, Coordenação de Tutoria, explicitando as funções e práticas fundamentais na mediação entre estudantes, tutores e professores; e equipe AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O encontro teve como objetivo a apresentação das equipes aos novos professores e a apresentação das diversas possibilidades de produtos voltados ao ensino EaD. Além das apresentações, houve também o treinamento dos professores para uso da plataforma Moodle, onde eles puderam aprender sobre sua funcionalidade, demandas frequentes e suportes necessários para o uso da plataforma;

O treinamento é uma ação que tem como objetivo capacitar os docentes para que eles entendam as diferenças entre o ensino a distância e o ensino presencial e vejam as infinitas possibilidades que o uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) promovem no ensino a distância.

Atualizado em 8 de dezembro de 2023 às 13:25