Professores da modalidade a distância participam de encontro formativo

6 de agosto de 2021

Comunicação

A Superintendência de Educação a Distância (Sead) promoveu na última quarta-feira, 4 de agosto, o encontro formativo com as equipes de Projetos Educacionais, de Design Educativo e Design Instrucional (DEDI) e do Laboratório de Design Instrucional (LDI).

O encontro virtual contou com a presença de professores e coordenadores dos cursos da modalidade a distância da Ufes, com o objetivo de apresentar as soluções didáticas, os processos de desenvolvimento e tirar dúvidas dos professores a respeito da parceria nas propostas de projetos, estimulando a produção acadêmica e possibilitando o compartilhamento de conhecimento.

A formação iniciou com a fala da gerente do LDI, Lorena Zanette, que apresentou para os professores participantes alguns dos projetos e possibilidades de produção de materiais didáticos. Logo em seguida, Otávio Lube, designer instrucional e coordenador do DEDI, apresentou algumas funcionalidades, simulou a criação de uma sala virtual junto com os professores e esclareceu dúvidas sobre o uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado nos cursos EaD da Ufes.

Essas iniciativas entre as equipes promovem a troca de experiências e impactam diretamente na qualidade dos materiais que chegam aos estudantes EaD. “O diálogo e a criação de alternativas inovadoras e a transdisciplinaridade entre os diversos setores da Sead, a partir de apresentações, espaço para conversas e esclarecimento de processos, reduz as distâncias e abre portas para o amplo entendimento das potencialidades existentes em nossa Superintendência”, ressalta Lorena Zanette.

Sobre os materiais
O recursos didáticos produzidos pela Superintendência de Educação a Distância (Sead) da Ufes e pelo Laboratório de Design Instrucional (LDI) estão disponíveis no Acervo Digital, tornando público os projetos desenvolvidos para a educação a distância da Ufes: livros digitais, videoaulas, animações, jogos, entre outros.

Todos os objetos de aprendizagem produzidos e disponibilizados no acervo digital são licenciados e autorizados pelos professores. A divulgação desses materiais é uma ação promovida pela direção da Sead/Ufes, baseada na atual política de produção e disponibilização de REAs (Recursos Educacionais Abertos), tornando o acesso irrestrito aos recursos educacionais criados no âmbito do Sistema UAB.

Atualizado em 6 de agosto de 2021 às 11:12

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.

Saiba mais