Professora formada pelo Ensino a Distância da Ufes constrói carro em sala de aula com alunos

17 de novembro de 2022

No dia 05 de setembro de 2022, ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Joaquim Fonseca, localizada no município de Conceição da Barra, Espírito Santo, uma Feira de Ciências que ganhou visibilidade pelo elaborado projeto “Mario Kart”, orientado pela ex-aluna de Licenciatura em Física EaD da Ufes, Patrícia Marciel.

O projeto também contou com a participação dos alunos: Aneide Conceição da Silva, Camila Gonçalves Silva, Diuli Evelin Carvalho Silva, Emilly Teixeira da Silva, Kauan Gomes Silva, Larissa Giovana Guimarães de Oliveira, Nathalia Souza Caetano, Rayane Miguel Calixto e Yan Vasconcelos Rocha.

“Mario kart” se iniciou com um chassi (uma base do kart), composto de tubos soldados, em que os alunos reformaram com o auxílio de um mecânico, um serralheiro e um soldador, instalaram na parte lateral a direita um motor varetado 150, soldando também, uma base para apoiar o motor e o tanque de combustível.

Para realizar a ligação de combustível, os alunos utilizaram uma mangueira e um filtro, ligando tudo ao carburador e utilizando como tanque um reservatório de água de um carro comercial.  Realizaram também, por meio de cabos, a instalação da embreagem na mão junto à alavanca de marcha e o acelerador do lado direito no pé.

A ideia inicial era um projeto simples, porém foi executado com tamanho empenho que virou destaque no evento escolar, entretendo os alunos e servidores locais.  A Professora de física, Patrícia Maciel, que orientou o projeto, comenta sobre o processo e as expectativas do projeto.

“A gente acompanhou todo o processo, e o Mario não era exatamente daquela forma, mas a gente foi adaptando, o motor não é um motor que pode ser usado, tecnicamente falando, em rodovias livres, era só mesmo para que os alunos das outras escolas tivessem alegria em ver que aquela ideia poderia dar certo em qualquer lugar. Então eu acho que o trabalho em si, ele é muito complexo para um ensino médio que não tem peças fundamentais para que esse projeto seja executado. Só que a maior peça estava lá, que era à vontade, que era a disposição em fazer, que era fazer a mudança acontecer” (depoimento Patricia Maciel)

Diante de tamanho resultado, o Projeto “Mario Kart” se tornou mais do que um trabalho escolar: uma semente de esperança para ideias extraordinárias na vida dos alunos da escola “E.E.E.M Professor Joaquim Fonseca”.  A professora Patricia Maciel afirma: “Quanto educadora, eu sempre acredito que você pode ser o que você quer ser, aonde você estiver. A ideia dele foi justamente isso” (Depoimento Patricia Maciel)

Como Superintendência de Educação a Distância, a Sead/Ufes procura como um dos seus pilares de ensino, a diversidade e inclusão. Em entrevista feita com a professora Patricia Maciel, ela comenta sobre a experiência em se formar professora de física através da educação a distância: Sem essa formação na verdade, eu nem seria professora, porque eu me formei nessa unidade de ensino e eu acredito que essa oportunidade abriu portas pra eu ser a profissional que sou hoje, trabalhando há quase onze anos na rede”.  (Depoimento Patricia Maciel)

A Sead/Ufes tem como propósito o desenvolvimento intelectual de seus alunos, e mais do que isso, a realização acadêmica e profissional de indivíduos que procuram um ensino de qualidade mesmo estando geograficamente distante da universidade, deste modo, é possível gerar transformação na vida dos seus educandos com ensino competente e acessível para todos.

Atualizado em 17 de novembro de 2022 às 18:43