Novo cenário da educação reforça necessidade da formação contínua de práticas de ensino

16 de agosto de 2021

Comunicação

Os encontros formativos para docentes dos Centros de Ensino da Ufes ocorrem com o objetivo de fortalecer os processos de desenvolvimento profissional, fomentar reflexões didático-pedagógicas, bem como estimular a re(construção) de práticas de ensino na educação superior. Além disso, colaborar e promover continuamente o desenvolvimento dos servidores da Ufes, conforme o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

A formação é fundamental, uma vez que se caracterizam como espaços de partilha e aprendizagem, em que são discutidos aspectos sobre a docência no ensino superior, sobre o processo de ensino-aprendizagem em curso superior, além dos desafios e possibilidades para a realização de um ensino público de qualidade.

Ao considerar o novo cenário de educação superior, existe a necessidade ainda maior de abordar temáticas como planejamento das atividades acadêmicas, a rediscussão da dimensão pedagógica dos planos de ensino, colaborando para a reflexão sobre a reinvenção das práticas pedagógicas nesse contexto.

Sobre os encontros pedagógicos

Para este novo ciclo de encontros formativos, o tema será “Entre o ensino remoto e o híbrido: permanência de estudantes e possibilidades pedagógicas”. A formação é desenvolvida pela DDP/Prograd, e a DDP/Progep atua em parceria por meio da viabilização do registro da ação de capacitação e emissão dos certificados aos participantes.

Os encontros vão de 23/08 a 03/09, e as inscrições poderão ser realizadas por meio do site: https://ava.progep.ufes.br/login/index.php.

Acessibilidade

O objetivo dos Encontros Pedagógicos sobre acesso e permanência de estudantes com deficiência na Ufes é sistematizar processos formativos e reflexivos, considerando a permanência de estudantes e possibilidades pedagógicas em contexto de pandemia, discutindo e produzindo conhecimento considerando a reflexão teórico e prática sobre os desafios de atuação pedagógica com estudantes com deficiência no ensino superior e sobre questões vividas no cenário atual.

Esses encontros têm parceria com o Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania. Eles estão marcados para 25/08, 17/11 e 01/12 e contam com a participação de profissionais especialistas na área. A inscrição também será realizada pelo site: https://ava.progep.ufes.br/login/index.php.

Para mais informações sobre o cronograma e datas das formações acesse a matéria completa (clique aqui).

 

Artigo - Texto: Kalline Pereira Aroeira (Diretora da Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico/Prograd) e Thamires Vettorazzi de Moura Sales (Técnica em Assuntos Educacionais DDP/Prograd) 
Edição: Juliana Cristina (Jornalista e Bolsista PaEPE)

Atualizado em 16 de agosto de 2021 às 11:38

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.

Saiba mais