LDI realiza Planejamento Estratégico 2025
31 de março de 2025
Comunicação
O Laboratório de Design Instrucional (LDI) da Sead Ufes realizou nesta terça-feira, 25, o Planejamento Estratégico anual do setor, com o objetivo de reconhecer o potencial da equipe e demonstrar o impacto significativo do trabalho realizado.
A reunião ocorreu no CEMUNI IV (Design), no campus de Goiabeiras, e iniciou-se com dinâmicas entre o grupo que estimularam a interação e integração visando à melhora contínua do trabalho em equipe. Após o momento, a gerente do laboratório, Luiza Avelar, contextualizou de forma geral a missão, a visão e os valores da Sead, apresentando números e resultados proporcionados pelo esforço da Superintendência em democratizar o ensino público e de qualidade para o Espírito Santo.
Com 1.408 alunos matriculados e 1.650 vagas previstas para o ano de 2025, a Sead se tornou referência de instância educadora, reconhecida pelo MEC com nota 4. A infraestrutura, a gestão e o serviço educacional oferecido mostraram a excelência na disseminação do acesso à informação e ao conhecimento, e o LDI obteve um papel importante nesta missão.
O laboratório assume a responsabilidade pela produção de materiais didáticos e objetos de ensino, colaborando com os professores e designers educacionais (DE), a fim do desenvolvimento de soluções para cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância. O LDI também atende a demandas institucionais internas da própria SEAD, transformando conteúdos complexos em experiências de aprendizagem mais acessíveis, atrativas e eficazes e garantindo uma comunicação clara e envolvente com os estudantes.
O Planejamento Estratégico possui relevância e necessidade frequente, pois amplia a visão da equipe, incentivando a exploração de novas ideias e fortalecendo a SEAD como referência na produção de materiais didáticos de qualidade. Além disso, permite alinhar os esforços do LDI às demandas institucionais, aumentando sua visibilidade e impacto dentro e fora da UFES.
Segundo Avelar:
“Um dos desafios recorrentes, especialmente em períodos de maior demanda, é a necessidade de otimizar a organização e a priorização das tarefas. O Planejamento Estratégico nos oferece ferramentas para que tenhamos uma visão mais clara dos nossos objetivos e nos ajuda a definir prioridades de forma mais eficiente, pensando mais em longo prazo. Além disso, a comunicação e o alinhamento de expectativas entre os diferentes membros da equipe e com a SEAD podem ser aprimorados.”
O planejamento está programado para ser realizado ao menos uma vez ao ano. Entre os temas já identificados como prioridades para o próximo período estão: a aplicação de questionários ao público da SEAD para a criação de um banco de dados com perfil e feedback dos usuários; ações para consolidar o LDI como uma referência na produção de materiais didáticos; a continuidade e o incentivo a iniciativas voltadas à formação continuada da equipe; e o fortalecimento da parceria com os cursos para a diversificação dos materiais produzidos.



Atualizado em 31 de março de 2025 às 10:23