II Sarau do Polo UAB Vitória: Revisitando Memórias

12 de dezembro de 2018

Comunicação

Há exatamente 01 ano, a Equipe do Polo UAB Vitória (Tabuazeiro) recebia a comunidade acadêmica UAB e seus diferentes interlocutores que caracterizam essa modalidade de educação, bem como, os demais apreciadores, que reconhecem o Polo UAB enquanto espaço de formação humana, com ênfase nas práticas mais humanizadoras à realização do evento II Sarau.

Considerando tal contexto, a Coordenadora do Polo UAB Vitória – Profª Rosane Muñoz ao fazer uso da palavra, socializou com os participantes acerca das 03 perspectivas que subsidiavam a organização do evento, realizado no último dia 07 de dezembro.

A 1ª perspectiva: O lugar Polo UAB Vitória

A sociedade na modernidade dentre suas facetas, caracteriza-se pela pressa, na postura de priorizar atitudes individuais em detrimento do coletivo, da subjetividade marcada pelo egocentrismo, produzindo assim, impedimentos de relações humanas mais solidárias.

O tempo por sua vez, permanece em seu percurso…

Vale sempre relembrar que para adequar-se a essa nova realidade, a partir de 2005 o Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) surgiu para implementar a educação a distância como modalidade alternativa à crescente demanda por formação superior no contexto educacional, bem como, no mercado de trabalho, com vistas a garantir conciliar os tempos de trabalho e estudo. Tal projeto previu assim, sua operacionalização por meio da unidade intitulada “Polo de Apoio Presencial”, espaço este, fundamental e necessário para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância.

É neste ambiente acadêmico de formação superior que se transita entre a cultura impressa tal como a conhecemos (o livro, o diário, a revista, dentre outros artefatos) e as novas tecnologias da informação e comunicação. Tal revolução digital obriga-nos a uma radical revisão dos gestos e das noções que associamos à escrita, sobretudo, na interação da plataforma de cada curso.

A 2ª perspectiva: O que representa o Sarau?

Recorremos a SORÁ (2010), ao compreender os saraus enquanto um microcosmo social que evidenciava uma sociedade em formação, caracterizada pelo reposicionamento dos indivíduos que vivenciavam a passagem de um passado agrícola e patriarcal para um mundo urbano de ofícios diferenciados, sustentado por novas alianças e disputas de poder.

Sarau enquanto movimento de arte e de performance, oportunidade ímpar de aprendermos com o(s) outro(s) e, sobretudo, conhecer um pouco mais do palco social da comunidade acadêmica. Com este pressuposto “aguçado” é que mobilizamo-nos à realização do II Sarau do Polo UAB Vitória que este ano traz a temática “Revisitando Memórias”.

Afinal, somos o que lembramos…. ou nos é lembrado.

Definimos o que somos usando como parâmetro a lembrança, a capacidade de estabelecer laços com o passado de tal forma que estejamos sempre visíveis e reconhecíveis para nós mesmos e para os outros. Compreendemos então, que o passado por meio da lembrança, é vivido enquanto construção e não apenas recordado. Dessa forma, trata-se de um processo de reconstrução seletivo e parcial.

E a 3ª perspectiva: Trata-se das Esperanças

Sarau representado no mapa afetivo, traçado a partir das significativas experiências construídas com os diferentes interlocutores da UAB, sobretudo, no planejamento dos 18 meses de cada formação acadêmica e seus desdobramentos.

Assim, os poemas, os contos e as danças apresentadas nesta noite têm a ver com a conformação de uma geografia afetiva, a partir de uma atenção voltada às vivências apreendidas no dia a dia, no mundo dos possíveis.

Com o intuito dos participantes se apropriarem dos objetivos que justificam o formato do evento, as apresentações temáticas iniciaram no auditório do Polo UAB Vitória e o segundo momento, o evento se deu na área externa, onde o “Microfone Aberto” foi utilizado muitas vezes!

Além da participação de cursistas e ex-cursistas, também estiveram conosco, alguns membros da comunidade SEAD/UFES: Profª Maria José Rodrigues (Secretária de Educação a Distância), Prof° Julio Francelino Ferreira Filho (Diretor Acadêmico da SEAD), Ariana Da Rós (Secretária Acadêmica) e Profª Jaqueline Brum (Coordenadora do Curso de Especialização Matemática na Prática). Da comunidade IFES/CEFOR: Profª Solimara de Sant’Anna (Coordenadora UAB/IFES) e Lídia Bazette (Secretária Adjunta – UAB). Da comunidade PMV/SEME: Janine Mattar (Subsecretária Pedagógica), Patrícia Piana (Assessora de Gabinete), Profª Sarita dos Santos (GFDE/CEAFRO) e Profª Silvana de Oliveira (Assessora Pedagógica-Tempo Integral). Com a mesma gratidão, fazemos menção à presença de Profª Maria da Penha Araújo (PMS/Educação Infantil) e Débora Alice (mestranda IFES/Educimat).

Este ano, os inscritos foram sensibilizados a contribuir com um brinquedo novo e/ou bom estado a ser distribuído às crianças do bairro Tabuazeiro, em parceria com a Associação de Moradores.

Que venha o III Sarau 2019!!!

Atualizado em 8 de março de 2019 às 13:41

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.

Saiba mais