Evento promovido pelo curso de História EaD da Ufes reúne a comunidade e alunos do polo de Conceição da Barra

24 de agosto de 2023

Aconteceu neste sábado, 19 de agosto, o evento “Café Cultural: Sabores e Saberes da nossa terra”  promovido pelo curso de História EaD da Ufes, no polo de Conceição da Barra.

Realizado pela Coordenadora do Polo UAB Conceição da Barra, Marlene Oliveira, pelo Tutor presencial do curso de História, Flávio Martins e pela Professora do Departamento de História da Ufes, Juliana Simonato, juntamente com a participação da Coordenadora do curso, Patrícia Maria da Silva Merlo e pelo integrante da equipe SEAD/UFES, Juliano Pereira Bossato, a programação aconteceu das 8h00 até 12h00 e contou com diferentes atrações, sendo algumas delas: músicas, danças, comidas típicas e rodas de conversas sobre a cultura popular e gama histórico-social do município de Conceição da Barra.

Entre os assuntos abordados, foram apresentados temas como: “Saberes do quilombo sobre a Matriz Africana” com D. Gessi Cassiano, “Saberes do quilombo sobre medicamentos naturais“ com Jurema Thomaz da Conceição e “Saberes sobre a transformação e reconstrução da Vila de Itaúnas”. O evento também proporcionou uma degustação de comidas típicas do município de Conceição da Barra, poemas (com Adilson Poeta), apresentação do jongo Nossa Senhora da Conceição do mestre Nilo e demonstração do forró pé de Serra.

Desempenhando um papel significativo na promoção da identidade e diversidade da comunidade de Conceição da Barra, o evento atuou para os alunos como uma Avaliação do Projeto de Extensão Interdisciplinar do Curso de Licenciatura em História EAD, estimulando a valorização cultural local e o exercício e transmissão de conhecimento histórico-sociais da cidade capixaba.

Atualizado em 7 de dezembro de 2023 às 10:40