Estudantes do Polo UAB Aracruz participam de evento “Formação Continuada do professor: Caminho para Educação Plena”

28 de setembro de 2017

No dia 23 de setembro de 2017, os alunos do Curso de Licenciatura em História – EaD do Polo UAB Aracruz, sob a supervisão da tutora Louise Storni Vasconcelos de Abreu, participaram do evento promovido pela Pastoral da Educação cujo tema foi “Formação Continuada do professor: Caminho para Educação Plena”.

O evento ocorreu no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde em Ibiraçu – ES. O palestrante foi o doutor em Didática e mestre em História e Filosofia da Educação, professor Celso Vasconcellos.

A palestra contou também com a abertura da Banda Marcial de Ibiraçu para execução do Hino Nacional. Assim como contou também com as Histórias Encantadas de Cacá e Renan, contadores de história, que abrilhantaram o evento.

A tutora Louise Storni Vasconcelos de Abreu relatou:

“É de extrema importância para o profissional da Educação manter-se atualizado, então a participação em eventos de formação continuada, mesmo para os alunos que ainda irão ingressar no mercado de trabalho torna-se essencial para a compreensão da responsabilidade que é estar em sala de aula cuidando da formação de muitas crianças, adolescentes e jovens”.

A aluna Edina Ferreti Malta afirmou: “Para nós alunos do Curso de Licenciatura em História, o 12º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação com o tema: ‘Formação Continua do Professor, Caminho para a Educação Plena’ significou aprendizagem e conhecimento. Lá, constatamos que a formação possibilita modificar a prática pedagógica do educador no momento em que foi proposta uma conexão direta entre as ações realizadas cotidianamente com teorias que respaldam essas práticas e a construção de novas ações intencionalmente mais qualificadas. Simultaneamente aprendemos que a arte de contar histórias é uma prática milenar da essência humana. É decodificar o mundo pelo uso das palavras, por meio de gestos, para um conjunto de ouvintes e, foi muito bem contextualizada pelos professores nesse evento. Aprendemos também que cabe ao professor preparar a história a ser contada, transformar o concreto em abstrato e, finalmente, destacar pontos relevantes e torná-los vivos apresentando com entusiasmo. Constatamos nesse evento, que a relação entre ação, reflexão, ampliação de repertório e a construção da justificativa de novas ações aponta para a ressignificação do processo formativo e um novo olhar para o trabalho docente.”

O aluno Giliard Pignaton Wandelkooken comentou:

“Além da palestra que tivemos com o professor Celso Vasconcelos, foi feita uma apresentação dos contadores de história Cacá e Renan. A maneira como eles contaram as histórias pode ser utilizada por nós professores para ensinarmos História de uma forma mais criativa e eficiente!”

Atualizado em 15 de março de 2019 às 10:49