Estudantes de História EAD da UFES inovam com materiais didáticos no Polo UAB São Mateus
11 de julho de 2025
Comunicação
Entre os dias 26 de junho e 3 de julho, os estudantes do curso de Licenciatura em História EAD da UFES apresentaram, no Polo UAB São Mateus, os trabalhos desenvolvidos na disciplina Prática e Pesquisa em Ensino de História Antiga e Medieval, sob a orientação da professora Ana Penha Gabrecht.
A atividade avaliativa propôs a elaboração de materiais didáticos inovadores para o ensino de História Antiga ou Medieval no Ensino Fundamental ou Médio. As produções foram realizadas individualmente, em duplas ou trios, dentro dos polos, e surpreenderam pela criatividade, compromisso e domínio dos conteúdos, utilizando múltiplas linguagens e formatos.
Entre os materiais apresentados pelos estudantes estavam jogos interativos na plataforma Kahoot!, paródias musicais, dominós, jogos de cartas, caça-palavras, histórias em quadrinhos (HQs) e até um jogo tradicional africano, o Macala, que resgata saberes ancestrais e valoriza a diversidade cultural. As produções contaram com materiais físicos e digitais, demonstrando versatilidade e aplicabilidade pedagógica em diferentes contextos escolares.
Para o estudante Higor, a atividade vai além de uma tarefa de avaliação. “A produção deste material surge como uma proposta complementar às aulas, com o objetivo de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, especialmente a partir da perspectiva da educação do campo. Ao abordarmos as matrizes africanas como parte do nosso contexto, deixamos de tratar esse tema apenas de forma pontual, como no Dia da Consciência Negra, superando o chamado currículo turista. Valorizar essas práticas é também reconhecer e respeitar os saberes dos educandos, promovendo a construção de conhecimentos diversos em realidades igualmente diversas”, destacou.
Confira abaixo alguns registros:
Atualizado em 11 de julho de 2025 às 10:26