Encerramento do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos e Lançamento do Livro Biopolítica & Educação em Direitos Humanos

20 de junho de 2018

No último dia 16 de junho, a Secretaria de Educação a Distância – SEAD/UFES realizou o encerramento do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos e o lançamento do Livro Biopolítica & Educação em Direitos Humanos. O evento ocorreu no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Campus de Goiabeiras – UFES.

A abertura da cerimônia foi ministrada pelo Coordenador do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, Prof. Paulo Velten. A composição da mesa contou com a presença do Prof. Júlio Francelino Ferreira Filho, Diretor Acadêmico da Secretaria de Ensino a Distância e Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB); do Prof. Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica da UFES – COMFOR/UFES e atual Coordenador Estadual da ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação; além da presença dos professores do Curso: Prof. Jair Teixeira dos Reis; Profª. Jaqueline Oliveira Bagalho; Profª. Lohaine Jardim Barbosa; Profª. Nardely Sousa Gomes e Renato Luchi Marassati, Psicólogo Socioeducativo do IASES UNIP – Norte Linhares/ES.

O Curso foi ofertado na modalidade semipresencial, com duração de 18 meses, nos Polos Municipais UAB de Alegre, Baixo Guandu, Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, Piúma, São Mateus e Vitória, com a finalidade de formar profissionais e educadores para atuar na área de Educação para a Diversidade e Direitos Humanos. O Livro “Biopolítica & Educação em Direitos Humanos” reuniu artigos e trabalhos de conclusão de curso – TCC dos estudantes finalistas. Confira as temáticas apresentadas:

O “Grupo Nosso Tom”, formado por jovens em processo de ressocialização do IASES UNIP – Norte/ES realizou apresentação musical. A iniciativa socioeducativa é uma parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES.

Sobre novas ofertas do curso, a Coordenação do Curso, juntamente com a SEAD/UFES reformulou o Projeto para ser submetido ao Edital da Capes, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. O resultado será divulgado no segundo semestre deste ano, com previsão para início de novas turmas em 2019/1, caso seja aprovado.

No final do evento, a Coordenação do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos apresentou uma homenagem póstuma ao servidor Marcos Athayde Henriques (Marcão). Confira:

Atualizado em 12 de março de 2019 às 17:42