Educação a Distância da Ufes oferece formação para tutores

2 de agosto de 2021

A Superintendência de Educação a Distância (Sead/Ufes) está promovendo desde junho a formação “Desafios da mediação na educação superior: formação para o exercício da função de tutoria na Sead/Ufes” para os tutores dos cursos EaD de Graduação e Pós-Graduação da Universidade.

Segundo a Coordenadora de Tutoria da Sead, Liliane Dias Heringer Casotte, a preparação visa o aprimoramento na mediação da educação a distância, a fim de melhorar o processo de formação dos estudantes.

Os temas dos encontros são relacionados às atividades desenvolvidas pelos tutores. Assuntos como gestão administrativa do ensino a distância, ambiente virtual de aprendizagem e o perfil do discente EaD já foram discutidos, e outros como educação ambiental, pesquisa na graduação e diversidade estão planejados para agosto e setembro, respectivamente.

Os encontros ocorrem de forma síncrona, com convidados da Ufes e de outras instituições, a exemplo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e assíncrona, com a disponibilização de vídeos e materiais sobre as diretrizes dos cursos de graduação e outros temas sobre a legislação do ensino superior.

A formação termina em outubro. Para obter o certificado, os tutores devem ter ao menos 75% de frequência e realizar as atividades propostas.

Texto: Juliana Cristina
(Jornalista e Bolsista PaEPE)

Atualizado em 2 de agosto de 2021 às 16:35