Educação a Distância da Ufes disponibiliza vídeos sobre preparação de aulas on-line

29 de maio de 2020

Comunicação

Após a suspensão das atividades e aulas presenciais, como medida de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) em todo o país, diversos estudantes e profissionais da área de educação tiveram que adaptar a rotina de estudos e aprendizado. 

Considerando esse novo cenário, a Superintendência de Educação a Distância (Sead/Ufes) e o Laboratório de Design Instrucional (LDI), disponibilizam vídeos para auxiliar professores(as) no aprimoramento da preparação de aulas on-line.  

Os vídeos abordam assuntos de planejamento; iluminação e roteiro; gravação de diversos tipos de videoaula, com exemplos e passo a passo para cada um, gravados com câmera, celular ou notebook; gravação de tela; além de tutoriais sobre edição e disponibilização.

O roteiro e os materiais de apoio aos vídeos foram organizados pelo Assistente de Audiovisual do LDI, Luiz Gustavo Casagrande, formado em Cinema e Audiovisual pela Ufes e que conta com anos de experiência na gravação de videoaulas para a modalidade a distância. O profissional destaca a motivação para realização dos tutoriais:

“Nós estamos vivendo um momento com a pandemia do COVID-19, no qual estamos tendo que reorganizar nossa vivência como seres sociais. Muitas pessoas estão tendo que trabalhar de casa, e estudar também! E essa reorganização nem sempre é fácil. Nós do LDI, trabalhamos com a Educação a Distância há anos, mas muitos(as) professores(as) não. Ainda é um formato novo, e às vezes ainda muito criticado. Nossa intenção com essa série de tutoriais é mostrar possibilidades para que profissionais da educação das mais diversas áreas possam criar suas videoaulas em casa, mas também ajudar a desmistificar e iluminar um pouco o conhecimento do público geral sobre a EaD.”

Os vídeos estão disponíveis no canal LDI Ufes através do link: Criando Videoaulas: Planejamento, gravação e edição de aulas on-line.

Novos vídeos

A playlist foi atualizada e agora disponibiliza vídeos sobre Transmissões ao Vivo e Acessibilidade na EaD.

Acessibilidade

Também foi lançada uma versão dos vídeos com interpretação em Libras, que contou com o apoio importante do Setor de Tradução e Interpretação em Libras da Ufes e estão compartilhados em uma playlist exclusiva: Criando Videoaulas: Planejamento, gravação e edição de aulas on-line [Libras].

 

Atualizado em: 18 de agosto de 2020.

Atualizado em 18 de agosto de 2020 às 10:21

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.

Saiba mais