Edital com inscrições abertas para Pós-graduação em Ensino de Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade

7 de junho de 2024

A Superintendência de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (Sead/Ufes) está dispondo, através do edital 20/24, oportunidades na pós-graduação gratuita “Ensino de Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade”, com período de inscrição de 06/06/2024 a 08/07/2024.

A especialização destina-se a Licenciados ou Bacharéis em Química, além de profissionais com outras Graduações (Farmácia, Bioquímica, Petroquímica, Agronomia, Geologia, entre outras que atuam com professores em ensino de Química das redes públicas do ES), e tem como objetivo a produção do conhecimento em educação científica relacionada ao ensino de Química, formando professores para exercer um trabalho de alta qualidade, em ensino e pesquisa, na educação em Química para o Ensino Médio.

O curso ofertará 150 vagas, distribuídas entre os polos de Aracruz, Itapemirim, Iúna, São Mateus e Vitória, em formato semipresencial, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de encontros presenciais obrigatórios. Por isso, o candidato deve residir no município ou em um município próximo dos polos assistidos.

Estão presentes no conteúdo curricular, previsto para 18 meses, metodologias ativas de ensino, estimulando os alunos a ter perspectiva crítica em relação ao ensino de química, compreendendo a importância de abordar a disciplina de forma contextualizada, considerando a interação entre ciência, tecnologia e sociedade. Além disso, incentiva-se uma consciência socioambiental, compreendendo a responsabilidade do ensino de química na formação de cidadãos conscientes e engajados.

O curso ofertado pela Sead Ufes qualifica professores do Ensino Médio das redes estaduais capixabas de ensino, oferecendo métodos e teorias do ensino e aprendizagem da educação em química, de forma a superarem a prática docente fundada na racionalidade técnica.

Acesse a página do processo seletivo no site da Sead Ufes para mais informações e se inscreva clicando aqui!

Atualizado em 10 de junho de 2024 às 11:51