Diretoria da Sead/Ufes participa do Congresso Internacional de Educação Superior a Distância/Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância

2 de dezembro de 2022

A diretoria da Superintendência de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (Sead/Ufes) participou nos dias 11 a 15 de novembro, do Congresso Internacional de Educação Superior a Distância/Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância (CIESUD:ESUD), ocorrido na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

O evento foi promovido pelo Fórum de Coordenadores da UAB (ForUAB) para discutir as ações do Sistema Universidade Aberta do Brasil nos últimos 15 anos, e expor a Carta Aberta, pensando nos pontos que merecem atenção na melhoria do Sistema UAB e no fortalecimento e expansão de uma política de Educação a Distância (EaD) pública, gratuita, socialmente referenciada e inclusiva, e com o objetivo de subsidiar a Equipe de Transição, indicada pelo Presidente da República eleito (2023-2026), atenta e disposta a discutir questões mais amplas relacionadas a EaD.

A Diretora Acadêmica e Coordenadora Adjunta UAB/UFES, Andreia Chiari Lins, comenta sobre a importância política da participação da universidade, estando presente nesses espaços de discussões e sendo capaz de acompanhar e se atualizar dos temas que estão sendo tratados no âmbito internacional.

“Foi bom que durante o evento, várias vezes, a gente trocando de salas e espaços na Mackenzie em São Paulo, a gente se encontrava, trocava ideias. Então foi muito produtivo tanto para os coordenadores, quanto para a universidade, para que tantos os polos e a Ufes possam repensar as questões da tecnologia na educação, que vai muito além do que uma educação a distância, é para o uso de uma possibilidade que existe e que precisa ser apropriada.” (depoimento Andreia Chiari Lins)

As considerações de medidas para resolver os problemas e garantir desempenhos da UAB mais eficazes descritas na Carta Aberta podem ser acessadas e visualizadas clicando aqui.

Atualizado em 7 de dezembro de 2023 às 10:48