Curso de Pedagogia promove I Ciclo de Conferência IV “Ecologias insubmissas com ideias para adiar o fim do mundo”

1 de dezembro de 2023

Nesta sexta-feira, 01 de dezembro, aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo (CCE/UFES), o I Ciclo de Conferência IV “Ecologias insubmissas com ideias para adiar o fim do mundo”.

Considerando o contexto das drásticas crises climáticas, o evento buscou debater científica, educativa e políticamente e de por meio de duas conferências, as problemáticas ecológicas e suas interrelações com a Educação Ambiental antirracista e a Educação das Relações Étnico-Raciais, explicitando demandas invisibilizadas como as experiências e resistências cotidianas dos que vivem de modo mais intenso os efeitos da crise climática: comunidades tradicionais, rurais, indígenas, periféricas e quilombolas.

O evento contou com a participação do líder do grupo de pesquisa e coordenador do projeto de extensão, Dr. Soler Gonzalez, a Dra. Andreia Teixeira Ramos, Professora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Prolind) da Ufes, Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (2011-2013/CAPES) e Alzenira Felipe Marques, mulher indígena tupinikim professora da educação escolar indígena da Secretaria Municipal de Educação de Aracruz do Estado do Espírito Santo.

A conferência também foi ministrada por Ailton Krenak, um dos pensadores mais influentes da atualidade, no Brasil e no exterior, ativista do movimento socioambiental e defensor dos Direitos dos Povos Indígenas. Participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas (UNI). É uma liderança histórica no movimento indígena. Exerceu papel fundamental na conquista dos Direitos Indígenas na Constituição de 1988. É ambientalista, filósofo, poeta e escritor.

O I Ciclo de Conferência IV “Ecologias insubmissas com ideias para adiar o fim do mundo” contou com mesa de conversa, momento cultural de indígenas de Aracruz e palestra a fim de valorizar as cosmopercepções, saberes e vivências de populações afroindígenas e brasileira, similarmente fortalecendo por meio de discussões sociais, perspectiva crítica aos futuros pedagogos, estimulando uma consciência socioanalítica que lhes permitam compreender os desafios sociais e como esses desafios afetam a educação.

Atualizado em 6 de dezembro de 2023 às 13:41