Coordenador de tutoria da Sead Ufes lança livro de História: “Patriarcado, Feminicídio e Políticas Públicas: permanências, invisibilidade, insuficiências”

19 de setembro de 2024

Comunicação

O coordenador de tutoria EAD e ex-aluno do curso de História EAD, João Sana, lançou no dia 10 de setembro o livro “Patriarcado, Feminicídio e Políticas Públicas: permanências, invisibilidade, insuficiências”.

O livro analisa os assassinatos de mulheres ocorridos na região do Caparaó Capixaba, no período 2003-2016, e constata a permanência das práticas e representações patriarcais e a insuficiente articulação das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

A pesquisa utilizou como fonte 17 processos judiciais, documentos oficiais da União (do estado do Espírito Santo), artigos dos jornais A Notícia e Folha do Caparaó, e notícias dos órgãos oficiais digitais dos municípios de Comarcas de Alegre, Guaçuí, Ibatiba, Iúna e Muniz Freire. Também conta com referencial teórico das autoras feministas Sueli Almeida, Eva Blay, Maria Beatriz Nader, Heleieth Saffioti.

Através da análise, o livro confirma a predominância das violências e, particularmente, os assassinatos de mulheres, pela continuidade dos comportamentos machistas e misóginos e a incapacidade do poder público de implementar uma rede de enfrentamento das violências e atendimento às mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade, especialmente, em contextos de violência doméstica e familiar. 

O livro foi fruto de uma tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UFES), em 20 de março de 2020. De acordo com o coordenador João Sana: 

Foram quatro anos para concluir a tese e, posteriormente, mais um ano entre o cumprimento de todas as etapas de realização do livro para que ele ficasse pronto no início de agosto de 2024”

João José Barbosa Sana foi aluno do curso de História EAD da Sead Ufes e hoje atua como coordenador de tutoria EAD. Sua trajetória profissional representa a importância da qualidade e acessibilidade na formação acadêmica. A Sead tem como legado transmitir conhecimento que fomente o crescimento profissional dos alunos, como a realização de João Sana, com a obra publicada.

Os cursos são oferecidos nos níveis de graduação, especialização e aperfeiçoamento, de modo semipresencial. Os 30 polos distribuídos pelo estado possibilitam o ensino federal acessível, ampliando a inclusão de capixabas por todo o Espírito Santo em políticas públicas educacionais.

A editora Dialética foi a responsável pela publicação do livro. Comprometida com a disseminação do conhecimento em todas as áreas da Ciência, destaca-se como uma referência no campo editorial, compartilhando artigos e livros científicos, com mais de 8.000 mil livros publicados.

 

Acesse o site da editora, conheça mais sobre o livro e garanta seu exemplar!

Atualizado em 20 de setembro de 2024 às 13:46

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.

Saiba mais