Alunos do Curso de Licenciatura em História-EaD da Ufes visitam patrimônios históricos e culturais do ES.

5 de dezembro de 2022

Os alunos de licenciatura em História do EaD da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizaram no dia 18 de novembro, a 2º Visita Técnica do curso de História, com o objetivo de complementar teorias aprendidas em aulas com experiências em campo, aprofundando seus conhecimentos com aprendizagem presencial em uma excursão por patrimônios históricos e culturais do Espírito Santo.

Incluído como parte das atividades pedagógicas, os alunos visitaram a Igreja dos Reis Magos, a Vila de Santa Cruz e a Aldeia Piraqueaçu, explorando lembranças do período colonial e a história e costumes dos povos originários, que compõem o passado e o presente do Espírito Santo.

Recebidos pelo Cacique Peru e sua aldeia Guarani de Piraqueaçu, a Professora Patrícia de Merlo, Coordenadora do curso de Licenciatura em História EAD, comenta sobre a experiência:

“A oportunidade de ser recebido pelo cacique, pelo pajé, pelos indígenas, ter a oportunidade de ouvir um pouco sobre a cosmovisão deles, sobre os desafios de preservar essas tradições ancestrais em meio a um mundo pasteurizado, foi muito impactante. Os alunos ficaram muito impressionados e eu diria que em até alguns momentos muito comovidos com a experiência. Vários pontos que estão sendo discutidos na disciplina ganharam materialidade e ouvir uma liderança indigina falar pra gente de um olhar que não é um olhar da academia, da universidade, é ter acesso a um outro discurso sobre a realidade e isso é muito rico” (Depoimento de Patrícia Merlo)

Futuras visitas técnicas do curso de História-Ead estão previstas, em um esforço contínuo da (Sead/Ufes) para proporcionar aos alunos um elo entre teoria e prática educacional, melhorando a construção do conhecimento, e estabelecer uma relação interpessoal entre os alunos e o corpo técnico.

Atualizado em 7 de dezembro de 2023 às 10:48