Alunos de História Ead Fazem visita técnica que abre o semestre 2023/1

28 de março de 2023

Nesta última sexta-feira, 10, os alunos de Licenciatura em História EaD da Ufes, iniciaram o semestre letivo 2023/1 com uma jornada presencial às cidades históricas brasileiras de  Petrópolis e Rio de Janeiro, conhecendo lugares revestidos de lembranças do Brasil Império e República.

A visita técnica aconteceu na cidade de Petrópolis e no Centro do Rio de Janeiro – onde puderam conhecer pessoalmente conteúdos abordados em diversas disciplinas teóricas já cursadas. A Professora Patrícia Merlo, coordenadora do curso de História EaD, promoveu e supervisionou em conjunto com a profa. Leonor Araújo, a trajetória que incluiu o Museu Imperial, o Quintandinha e a catedral de Petrópolis. No Rio de Janeiro o roteiro começou no Cais do Valongo e foi até o Palácio do Catete, um trajeto que permitiu os alunos conhecerem lugares como a Pedra do Sal, o Porto Maravilha, o Museu Histórico Nacional e aproveitarem, por fim, a tradicional Feira de São Cristóvão.

A iniciativa tinha como principal motivação, dar aos alunos a oportunidade de complementar e agregar valor ao conhecimento adquirido no ambiente virtual.

De acordo com a aluna Simone Giestas “A visita técnica realizada pelo Curso de licenciatura em História EAD – UFES,  à Cidade de Petrópolis e ao Rio de Janeiro foi muito importante para nosso aprendizado.  Vivenciamos experiências que nos proporcionaram conhecer com maior clareza a história do Brasil Império e do Brasil República. Com certeza mudou nossa forma de olhar para a história do nosso país, e são eventos como esses que nos formam professores mais apaixonados pelo ato de ensinar. Tanto os guias locais quanto a professora Patrícia Merlo, que organizou a visita, trouxeram grandes contribuições para nosso aprendizado com suas explicações sobre os acontecimentos históricos ocorridos nos locais visitados.”

A Sead/Ufes procura, através das práticas pedagógicas recorrentes ao longo dos cursos, proporcionar uma experiência de qualidade na formação acadêmica e profissional dos alunos Ead da Ufes, estimulando de forma criativa, a educação inclusiva que atende diversas realidades do Espírito Santo.

Confira algumas fotos e depoimentos dos alunos que participaram do encontro presencial:

“Esta aula técnica com destino a Petrópolis e o Centro Histórico do Rio, trouxe um conhecimento e vivência de que tanto necessitam os alunos que estudam e aprendem à distância.”

(Aluna Ana Carolina Roza Machado Fassarella – Polo de Vargem Alta)

“Em nosso último roteiro de visitas pelos importantes centros e instituições histórico culturais das cidades de Petrópolis e Rio de Janeiro, possibilitam para nós estudantes do curso de Licenciatura em História EAD – UFES um contato real, significativo e inspirador com a nossa história, a qual muitas vezes a a contemplamos somente por livros filmes e vídeo aulas”

(Aluno Joabis Barbosa Moreno – Polo de Alegre-ES)

“A experiência aguçou a vontade em pesquisar mais, estudar com mais tempo e detalhe o aprendizado ligeiro de uma visita. É uma experiência que fica pra vida toda!”

(Aluno Tadeu Ignácio– Polo de Domingos Martins-ES)

“Participar dessa visita técnica foi uma experiência maravilhosa! Poder contemplar tanta história, tantos conhecimentos, experiências marcantes. Visitar locais históricos, sagrados, marcados por fatos e acontecimentos importantes e relevantes para nossa história, a nossa construção, e evolução histórica, política, social, cultural e religiosa desse nosso país.”

(Aluna Celiane Ferreira Reis– Polo de Conceição da Barra-ES)

“A cada encontro nos locais escolhidos, havia uma ansiedade que oprimia a respiração de quem observava, reformando-se as definições do velho e do novo, do errado e do certo. Desta forma, permitiu-se a construção de um pensamento capaz de unir e de alavancar compreensões por meio da observação do desanuviado ambiente.”

(Waléria Demoner Rossoni – Polo de Mantenópolis-ES)

Atualizado em 7 de dezembro de 2023 às 10:45