Alunas de especialização têm artigos aprovados no V Seminário dos PPGs Profissionais em Administração (Sppa)
30 de abril de 2025
Comunicação
Aa alunas Gabriela Rodrigues Prado de Paula, Adriellen Barcelos Marinho da Silva e Elisangela Coutinho, do curso de especialização em Controle Gerencial e Finanças para Pequenas e Médias Empresas [PME], tiveram os artigos aprovados no V Seminário dos PPGs Profissionais em Administração (Sppa).
O Seminário dos PPGs Profissionais em Administração (Sppa) é uma ação do Programa Profissional de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense que busca valorizar trabalhos que tenham forte conexão com os desafios reais das organizações, especialmente aqueles que oferecem soluções práticas e inovadoras. É um espaço de troca de experiências entre alunos, professores, profissionais do mercado e instituições, fortalecendo o elo entre teoria e prática.
Os artigos das alunas foram fruto dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), orientados pelo professor Denizar Leal, com os temas: “A utilização de inteligência artificial como estratégia de otimização de processos e aumento da capacidade operacional nas empresas”, da aluna Gabriela Rodrigues; “A atuação do perito contábil: uma análise da legislação especializada e das percepções de peritos cadastrados no TJRJ”, da aluna Adriellen Marinho; e “A influência dos vieses heurísticos nas decisões de gestores financeiros de instituições de terceiro setor”, da aluna Elisangela Coutinho.
Ao longo dos 18 meses, o curso proporcionou conteúdos atualizados e relevantes, ministrados por um corpo docente qualificado, com disciplinas voltadas para áreas estratégicas da administração e contabilidade, como contabilidade gerencial, planejamento orçamentário e marketing e plano de negócios. A participação das alunas no evento acadêmico demonstra que o curso oferta não apenas conhecimento teórico, mas também habilidades práticas e analíticas alinhadas às demandas contemporâneas do mercado.
Segundo a Coordenadora do Curso, Simone Luiza Fiorio:
“A aprovação em um congresso é uma conquista que reforça não só a qualidade da pesquisa realizada, mas também o valor do curso de especialização que as alunas concluíram, no qual os TCC foram desenvolvidos como parte essencial da formação. Essa conquista é reflexo do comprometimento de cada uma, do suporte do professor e do caminho acadêmico trilhado ao longo do curso.”
Referente aos desafios durante o desenvolvimento do artigo em inteligência artificial aplicada à otimização de processos, a aluna Gabriela Rodriguez compartilhou: “O principal desafio foi transformar um tema tão novo e dinâmico em algo prático e aplicável ao dia a dia das empresas. Quis fugir do óbvio e mostrar que a inteligência artificial não é só uma tendência, mas uma aliada real na rotina operacional.”
A pesquisa propõe contribuir para as empresas que costumam ter equipes mais enxutas, aproveitando ferramentas de inteligência artificial para automatizar tarefas e ganhar eficiência. A ideia é mostrar a possibilidade de aplicar essas soluções de forma simples e acessível, como o uso de um chatbot no primeiro atendimento aos leads, que pode aumentar a capacidade operacional das equipes comerciais.
A aluna Adriellen Marinho, autora do artigo “A atuação do perito contábil: uma análise da legislação especializada e das percepções de peritos cadastrados no TJRJ” também revelou a motivação da pesquisa: “Sempre tive interesse em conhecer mais profundamente a atuação do contador como perito, […] ao escolher o tema para meu artigo de conclusão de curso, optei por uma pesquisa que não apenas atenderia aos requisitos acadêmicos, mas que também agregaria conhecimento prático e essencial para minha futura trajetória profissional como perita contábil.”
Quanto aos principais resultados do artigo, a aluna conclui:
“Os profissionais também demonstraram otimismo em relação ao aumento da demanda por peritos contábeis, impulsionado pela crescente judicialização. Contudo, expressaram preocupações sobre o impacto da Inteligência Artificial no futuro da profissão. Por fim, recomenda-se a expansão de estudos para outras regiões do país, a fim de permitir comparações regionais e fomentar políticas de remuneração mais adequadas para os peritos contábeis.”
As apresentações das pesquisas realizadas pelas estudantes acontecerão de forma online nos dias 21 e 22 de maio, no site oficial do Sppa. Acesse e assista!
Atualizado em 30 de abril de 2025 às 14:36