Ir para o conteúdo Pular para o menu principal
Universidade Federal do Espírito Santo
Endereços úteis
Menu

Como funciona
a EaD na Ufes?

A Superintendência de Educação a Distância – Sead é a instância responsável por promover ações educativas e de formação na modalidade a distância da Ufes, nas quais a mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e de aprendizagem ocorre por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, nos ambientes virtuais de aprendizagens – AVA, e, presencialmente, nos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB e em outros espaços educativos.

O processo de construção das políticas públicas de Educação a Distância no Brasil iniciou-se a partir da definição de diretrizes e bases da educação nacional, em que o poder público passou a exercer um papel de incentivador do desenvolvimento da modalidade EaD, constituindo-se de um instrumento eficaz de democratização do acesso ao ensino superior e uma opção de qualificação profissional.

Hoje, por meio da política de educação a distância assumida pela Administração Central da Ufes, o programa de Interiorização leva conhecimento a todas as regiões do estado. A parceria com os Municípios é importante para o desenvolvimento das atividades administrativas e didático pedagógicas do ensino a distância, afinal é por meio dos Polos UAB que os estudantes recebem orientação diretamente com os tutores presenciais e onde acontecem as práticas e as avaliações acadêmicas. Os polos interligam diversos municípios capixabas, os quais se apresentam como parceiros institucionais na oferta de ensino, pesquisa, formação e demais ações direcionadas ao conhecimento.

A metodologia está centrada na relação dialógica entre os professores especialistas, tutores e estudantes, materializando-se nos encontros presenciais e semipresenciais que apoiam os estudos realizados ao longo do curso, seja por meio de materiais didáticos ou nos ambientes virtuais.

Encontros presenciais

O encontro presencial semanal obrigatório dar-se-á com pequenos grupos de estudantes e o tutor presencial, nas salas e nos laboratórios de cada Polo UAB integrado ao curso.

Momentos semipresenciais

Os encontros semipresenciais entre estudantes, tutores e professores especialistas ocorrerão no AVA e nas webconferências conforme planejamento do curso ou necessidade para esclarecimentos e aprofundamento de conteúdos.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

A Plataforma Moodle trata-se de um sistema de gerenciamento de grupos de estudo, para dar suporte aos cursos oferecidos na modalidade a distância pela Ufes, acompanhamento e ajuda ao estudante, executada no AVA e acessível via interface WEB.

Agentes envolvidos

A equipe multidisciplinar EaD da Ufes apresenta quadro de profissionais com características diferenciadas, atribuições claras e definidas. Dentre as responsabilidades de cada profissional está o compromisso de pesquisar, planejar e aperfeiçoar os seus fazeres, para aplicá-los aos processos de oferta dos cursos EaD desta Universidade.