Como funciona
a EaD na Ufes?
A Superintendência de Educação a Distância – Sead é a instância responsável por promover ações educativas e de formação na modalidade a distância da Ufes, nas quais a mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e de aprendizagem ocorre por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, nos ambientes virtuais de aprendizagens – AVA, e, presencialmente, nos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB e em outros espaços educativos.
O processo de construção das políticas públicas de Educação a Distância no Brasil iniciou-se a partir da definição de diretrizes e bases da educação nacional, em que o poder público passou a exercer um papel de incentivador do desenvolvimento da modalidade EaD, constituindo-se de um instrumento eficaz de democratização do acesso ao ensino superior e uma opção de qualificação profissional.
Hoje, por meio da política de educação a distância assumida pela Administração Central da Ufes, o programa de Interiorização leva conhecimento a todas as regiões do estado. A parceria com os Municípios é importante para o desenvolvimento das atividades administrativas e didático pedagógicas do ensino a distância, afinal é por meio dos Polos UAB que os estudantes recebem orientação diretamente com os tutores presenciais e onde acontecem as práticas e as avaliações acadêmicas. Os polos interligam diversos municípios capixabas, os quais se apresentam como parceiros institucionais na oferta de ensino, pesquisa, formação e demais ações direcionadas ao conhecimento.
A metodologia está centrada na relação dialógica entre os professores especialistas, tutores e estudantes, materializando-se nos encontros presenciais e semipresenciais que apoiam os estudos realizados ao longo do curso, seja por meio de materiais didáticos ou nos ambientes virtuais.
Agentes envolvidos
A equipe multidisciplinar EaD da Ufes apresenta quadro de profissionais com características diferenciadas, atribuições claras e definidas. Dentre as responsabilidades de cada profissional está o compromisso de pesquisar, planejar e aperfeiçoar os seus fazeres, para aplicá-los aos processos de oferta dos cursos EaD desta Universidade.
-
A função é exercida por professor vinculado às redes públicas, com formação nas áreas de conhecimento específico das disciplinas ou do Curso, que se vinculam a eles por módulo, semestre ou disciplina, com no mínimo um ano de experiência no exercício do magistério, cujo principal papel, dentre outros, é acolher, estimular e orientar os estudantes, mediando seus saberes e relações estabelecidas com os demais sujeitos envolvidos com o Curso que integraliza, responsáveis por setores acadêmicos da Ufes aos quais se vinculam.
-
A função é exercida por professor vinculado às redes públicas, com formação nas áreas de conhecimento específico das disciplinas ou dos Cursos aos quais se vinculam, por módulo, semestre ou por disciplina, com no mínimo um ano de experiência no exercício do magistério, cujo papel é mediar as atividades dos estudantes nos ambientes on-line e as relações estabelecidas entre eles, tutores e professores especialistas, esclarecendo-lhes as dúvidas quanto aos conteúdos e a outros saberes relacionados ao Curso. De igual modo, auxilia o Professor na avaliação das aprendizagens dos estudantes.
-
A função é exercida por um professor efetivo do Departamento e Centro ofertantes dos cursos, cujo papel é responsabilizar-se amplamente pelo gerenciamento dos processos de oferta do Curso sob sua responsabilidade.
-
A função é exercida preferencialmente por servidor efetivo da Ufes, que tem como atribuição secretariar e assessorar as coordenações dos cursos ofertados na modalidade EaD da SEAD nas suas relações com os sujeitos e instâncias a eles vinculados, especialmente nas atividades voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.
-
A função é exercida por profissional com formação específica na área, cujo principal papel é ajustar conteúdos dos cursos às mais adequadas e diferentes mídias pelas quais os materiais didáticos serão produzidos e disponibilizados aos estudantes; propor transposições didáticas dos conteúdos de uso na modalidade presencial para a semipresencial, delimitar as mais adequadas fronteiras e canais entre os materiais didáticos selecionados e suas formas de veiculação, além de zelar pela orientação aos profissionais envolvidos nos cursos quanto à funcionalidade e usabilidade das ferramentas virtuais de aprendizagens.
-
A função é exercida por professor vinculado às redes públicas, graduado e com, no mínimo, três anos de experiência no magistério, da educação básica ou superior, cuja atribuição, dentre outras, é responsabilizar-se pela gestão do Polo e por acompanhar os processos acadêmicos de integralização dos Cursos oferecidos na instância acadêmica que coordena.