Ir para o conteúdo Pular para o menu principal
Universidade Federal do Espírito Santo
Endereços úteis
Menu

Licenciatura EaD em Química

O objetivo fundamental do Curso de Licenciatura em Química EaD é formar professores como sujeitos de transformação da realidade brasileira, comprometidos com a busca de respostas aos desafios e problemas existentes em nossas escolas, especialmente as da rede pública.

Nível: Graduação

Formação: Licenciatura

Duração: 4 anos (8 semestres)

Modalidade: Semipresencial

Situação:
Oferta 2014/2 em fase de conclusão.
Sem previsão de reoferta.

Duração do curso

Carga horária total de integralização curricular: 3235 horas

Matriz Curricular

    • Sociologia da Educação 60h
    • Física B1 60h
    • Química Geral Experimental I 60h
    • Química Geral I 60h
    • Cálculo I B 60h
    • Fundamentos Estruturais e Pedagógicos da EAD 90h
    • Psicologia da Educação 60h
    • Física Experimental I 30h
    • Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais 60h
    • Metodologia da Pesquisa em EAD 30h
    • Química Geral II 60h
    • Educação e Inclusão 60h
    • Cálculo II B 60h
    • Química Orgânica I 60h
    • Química Inorgânica I 60h
    • Currículo e Formação Docente 60h
    • Didática 75h
    • Física B3 60h
    • Fundamentos Históricos-Filosóficos da Educação 60h
    • Química Orgânica Experimental I 60h
    • Química Orgânica II 60h
    • Química Inorgânica II 60h
    • Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino 60h
    • Química Analítica I 60h
    • Química Inorgânica Experimental 60h
    • Estágio I 100h
    • Química Analítica Experimental I 60h
    • Química Analítica II 60h
    • Evolução da Química 30h
    • Físico-Química I 60h
    • Pesq. e Prát. Pedagóg. no Ensino de Lab. 1 100h
    • Estágio II 100h
    • Físico-Química Experimental 60h
    • Química Analítica Experimental II 60h
    • Físico-Química II 60h
    • Pesq. e Prát. Pedagóg. no Ensino de Lab. 2 100h
    • Bioquímica 60h
    • Política e Organização da Educação Básica 60h
    • Estágio III 100h
    • Trabalho de Conclusão de Curso 1 30h
    • Química Ambiental 30h
    • Pesq. e Prát. Pedagóg. no Ensino de Lab. 3 100h
    • Estágio IV 100h
    • Química Aplicada 30h
    • Trabalho de Conclusão de Curso 2 150h
    • Pesq. e Prát. Pedagóg. no Ensino de Lab. 4 100h

Administração acadêmica

Coordenação: Pedro Mitsuo Takahashi

Vice coordenação: Warley de Souza Borges

Colegiado do curso:
Rafael de Queiroz Ferreira
Warley de Souza Borges
Pedro Mitsuo Takahashi
Anderson Fuzer Mesquita
Josimar Ribeiro
Maria José Campos Rodrigues
Maria Goretti Moro Gomes

Corpo docente

Perfil na plataforma Lattes de Agostinho Lelis Teixeira Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Anderson Fuzer Mesquita Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Carla Francesca Sena Pera Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Claudia Pereira do Carmo Murta Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Cleyton Santana de Sousa Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Denise da Costa Assafrão de Lima Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Hiran Pinel Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Jefferson Bruno Moreira Santana Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Júlia Raquel Peterle Monteiro de Barros Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Josimar Ribeiro Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Marcos Antonio Ribeiro Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Marcos Vogel Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Maria Herminia Baiao Passamai Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Mari Inez Tavares Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Mauro Petersem Domingues Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Messenas Miranda Rocha Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Paulo Rogerio Garcez de Moura Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Pedro Alves Bezerra Morais Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Pedro Mitsuo Takahashi Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Priscilla Paiva Luz Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Rafael de Queiroz Ferreira Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Reginaldo Celio Sobrinho Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Talita Galvão Souza Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Warley de Souza Borges Doutorado

Perfil do egresso

No âmbito profissional:
• ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social coletivo;
• ter capacidade de disseminar e utilizar o conhecimento químico para a comunidade;
• atuar no ensino da Educação Básica, utilizando metodologia de ensino variada;
• contribuir para despertar o interesse científico e o desenvolvimento intelectual do educando;
• organizar e utilizar laboratórios de química;
• produzir e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino da Química;
• analisar e elaborar programas para a Educação Básica;
• exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades da docência;
• conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros;
• identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes do processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, a política educacional, a administração escolar e os fatores específicos do processo ensino-aprendizagem de Química;
• assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania.

No âmbito do ensino de Química:
• refletir de forma crítica acerca de sua prática docente, identificando problemas de ensino e aprendizagem;
• compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da química na sociedade;
• saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em química como recurso didático;
• possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química;
• possuir conhecimentos dos procedimentos e normas de segurança no trabalho;
• conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional;
• conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química;
• conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química;
• ter atitude favorável à incorporação, em sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando a solucionar os problemas relacionados ao ensino-aprendizagem.

Ofertas do curso

2008/1

Coordenador do Curso: Josimar Ribeiro

Polos atendidos: Aracruz, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Pinheiros, Vila Velha.

2014/2

Coordenador do Curso: Rafael de Queiroz Ferreira / Pedro Mitsuo Takahashi

Polos atendidos: Aracruz, Itapemirim e Iúna.