
Química
O objetivo fundamental do Curso de Licenciatura em Química EaD é formar professores como sujeitos de transformação da realidade brasileira, comprometidos com a busca de respostas aos desafios e problemas existentes em nossas escolas, especialmente as da rede pública.
Nível: Graduação
Formação: Licenciatura
Duração: 4 anos (8 semestres)
Modalidade: Semipresencial
Situação:
Sem previsão de reoferta.
Perfil do egresso
No âmbito profissional:
- ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social coletivo;
- ter capacidade de disseminar e utilizar o conhecimento químico para a comunidade;
- atuar no ensino da Educação Básica, utilizando metodologia de ensino variada;
- contribuir para despertar o interesse científico e o desenvolvimento intelectual do educando;
- organizar e utilizar laboratórios de química;
- produzir e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino da Química;
- analisar e elaborar programas para a Educação Básica;
- exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades da docência;
- conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros;
- identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes do processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, a política educacional, a administração escolar e os fatores específicos do processo ensino-aprendizagem de Química;
- assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os estudantes para o exercício consciente da cidadania.
No âmbito do ensino de Química:
- refletir de forma crítica acerca de sua prática docente, identificando problemas de ensino e aprendizagem;
- compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da química na sociedade;
- saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em química como recurso didático;
- possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química;
- possuir conhecimentos dos procedimentos e normas de segurança no trabalho;
- conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional;
- conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química;
- conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química;
- ter atitude favorável à incorporação, em sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando a solucionar os problemas relacionados ao ensino-aprendizagem.
Ofertas do curso
2014
Coordenação do Curso
Rafael de Queiroz Ferreira / Pedro Mitsuo Takahashi
Polos atendidos
Aracruz, Itapemirim e Iúna.