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Universidade Federal do Espírito Santo
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Licenciatura EaD em Pedagogia

Destina-se à formação de professores para exercer funções na: Docência da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, docência dos cursos de ensino médio na modalidade normal, docência da educação profissional da área de serviços, apoio escolar e outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos; Gestão educacional: participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares e Produção e difusão do conhecimento do campo da educação.

Nível: Graduação

Formação: Licenciatura

Duração: 4 anos (8 semestres)

Modalidade: Semipresencial

Situação:
Oferta 2014/2 em fase de conclusão.
Sem previsão de reoferta.

Duração do curso

Carga horária total de integralização curricular: 3230h

Matriz Curricular

Administração acadêmica

Coordenação: Iguatemi Santos Rangel

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003-2009) . Atuou como professor da educação básica nas redes estadual e municipal de educação nas áreas de ensino de educação física e educação infantil. Trabalhou como gerente de formação de professores da Secretaria Estadual de Educação. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação com disciplinas de fundamentos da educação e estágio supervisionado para os cursos de licenciatura. Atuou como tutor do grupo PET Licenciaturas, é Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e processos de formação continuada de professores da educação básica. Os temas de interesses e aprofundamento de estudos e pesquisas são: Educação Infantil, ensino de educação física escolar, formação continuada de professores e currículo.

Perfil do egresso

O perfil do profissional baseia-se no pressuposto de que o Pedagogo deve assumir postura profissional ética pautada na responsabilidade social para com a construção de uma sociedade includente, justa e solidária, ao exercer suas atividades nas seguintes áreas e/ou campos profissionais:

1. Na docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

2. Na formação de gestores educacionais que compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares.

3. Na produção e difusão do conhecimento no campo da Educação, tendo como referência o perfil de um graduando capacitado a:
a) compreender o contexto sócio-cultural, político e econômico em que se inserem os processos educativos escolares e não-escolares, bem como compreender e respeitar as diferenças sócio- culturais dos alunos para orientar sua formação, visando a qualidade da educação;
b) entender a formação profissional como um processo contínuo de auto-aperfeiçoamento e de domínio teórico investigativo do campo da educação;
c) compreender as diversas abordagens do conhecimento pedagógico assim como os conteúdos específicos dos currículos dos diferentes níveis de ensino e suas respectivas metodologias;
d) Zelar pela aprendizagem de todos os alunos;
e) participar no planejamento, na implementação e na avaliação de projetos educativos escolares e não escolares de modo que a diversidade e as múltiplas relações das esferas do social (cultural, ética, estética, científica e tecnológica) sejam contempladas;
f) planejar e desenvolver situações pedagógicas concretas, para situações educativas escolares e não- escolares, integrando diferentes conhecimentos e tecnologias de informação e comunicação;
g) articular, mediante práticas participativas, recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos, inclusive em equipes interdisciplinares e multi-profissionais;
h) colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
i) investigar situações educativas, mapeando contextos e problemas, analisando contradições, argumentando e produzindo conhecimento.

Ofertas do curso

2001 - 2008

Coordenação de Curso: Júlio Francelino Ferreira Filho

Cre@ads atendidos: Alegre, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guaçuí, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

2014/2

Coordenação de Curso: Iguatemi Santos Rangel

Polos atendidos: Afonso Cláudio, Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Montanha, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.