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Universidade Federal do Espírito Santo
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Letras Italiano

O Curso de Licenciatura de Letras Italiano na modalidade EaD visa fundamentalmente à formação do professor na língua estrangeira para o ensino fundamental e médio.

Nível: Graduação
Formação: Licenciatura
Duração: 4 anos (8 semestres)
Modalidade: Semipresencial

Situação:
Oferta 2018 em andamento, com previsão de conclusão em 2021.
Aprovado pelo CEPE por meio da Resolução 67/2017.

Perfil do egresso

Qualificamos o perfil dos egressos do curso de Licenciatura em Letras Italiano EaD pelas competências a serem exercidas em seu ofício de docente, que assim se estruturam:

  1. o reconhecimento da Escola como uma instituição que, além de promover a educação formal, promova a cidadania;
  2. a renovação contínua de seu ofício por meio da pesquisa, da participação de eventos intra e interinstitucional;
  3. a atuação profissional na instituição de ensino deve abranger a participação na gestão da Escola ou similar, com especial atenção ao projeto pedagógico;
  4. a partir do pressuposto de que a interdisciplinaridade esteve presente no projeto pedagógico, o egresso terá feito o empoderamento para desenvolver o seu oficio em diferentes espaços educativos públicos e/ou privados;
  5. a partir do pressuposto de que a interdisciplinaridade esteve presente no projeto pedagógico, o egresso será capaz de desenvolver relações interpessoais que valorizem o trabalho coletivo e intercultural, seja no âmbito do processo de ensino-aprendizagem, seja na esfera da gestão escolar;
  6. por conta da inserção do curso na modalidade EaD, prevemos que o licenciado saiba manejar os recursos da TDICs na edificação de atividades cooperativas na sala de aula e/ou na organização acadêmica;
  7. que o egresso, como professor, tenha na leitura um hábito para promoção da discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais à sua área de formação, como também estar atualizado sobre novas propostas didático – pedagógicas emanadas dos órgãos gestores da educação no Brasil;
  8. que o egresso, a partir da experiência da leitura e da pesquisa, aliada ao uso das TDICs, estruture material didático dinâmico, inovador e que introduza práticas avaliativas pautadas pelas teorias do ensino de língua;
  9. devido ao recurso sistemático da produção de portfólios durante a graduação, o egresso, ao final do curso, terá alimentado este memorial e terá construído um consubstanciado currículo de formação.

Grade curricular

Carga horária total de integralização curricular: 3.200h

Corpo docente

Coordenação
Mariza Silva de Moraes

Designer Instrucional
Otávio Lube dos Santos

Colegiado do curso
Mariza Silva de Moraes
Edna da Silva Polese
Luis Fernando Bulhões Figueira
Andreia Chiari Lins
Maria Aparecida Souza Coelho
Bruna Frizzera
Sueli Gomes

Núcleo Docente Estruturante
Orlando Lopes Albertino
Edna da Silva Polese
Alexandro Braga Vieira
Eduardo Augusto Moscon Oliveira
Mariza Silva de Moraes

Tutores

  • Celiane Tainá Belon Especialização
  • Cleuzeni Felberg Betini Taquini Especialização
  • Gisele Santos de Nadai Mestrado
  • Jessica Santos Prasser Croce Especialização
  • Kátia Regina Giesen Doutorado
  • Luana Araujo Neto Especialização
  • Luana Santos Lemos Mestrado
  • Luzimara de Souza Cordeiro Mestrado
  • Maiara Oliveira Nascimento Especialização
  • Marcia Cristina de Aguiar Especialização
  • Marcos Antônio Borges Especialização
  • Roberta Decarli Bof Mestrado
  • Savio Bernardo Scussulin Vieira Guimaraes Especialização
  • Sueli Gomes da Silva Oliveira Especialização
  • Thiago Elias Ribeiro Mestrado
  • Verônica Belfi Roncetti Paulino Mestrado

Ofertas do curso

2018

Coordenação do Curso
Mariza Silva de Moraes

Polos atendidos
Afonso Cláudio, Alegre, Colatina, Domingos Martins, Iúna, Santa Teresa, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.