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Universidade Federal do Espírito Santo
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Licenciatura EaD em História

Nível: Graduação

Formação: Licenciatura

Duração: 3,5 anos (7 semestres)

Modalidade: Semipresencial

Situação:
Oferta 2014/2 em fase de conclusão.
Sem previsão de reoferta.

Duração do curso

Carga horária total de integralização curricular: 3035h

Matriz Curricular

    • Fundamentos Estruturais e Pedagógicos da EAD 30h
    • Metodologia em EAD 30h
    • Introdução às Ciências Sociais 60h
    • Teoria e Metodologia da História I 75h
    • História Antiga 75h
    • Fundamentos Hist. e Fil. da Educação 60h
    • Currículo e formação docente 60h
    • Política e Organização da Educação Básica 60h
    • Teoria e Metodologia da História II 75h
    • História Medieval 75h
    • História do Brasil Colonial 75h
    • História da América Colonial 75h
    • História Moderna 75h
    • História da América Contemporânea 75h
    • História do Brasil Império 75h
    • História do Espírito Santo 75h
    • Didática 75h
    • Teoria e Metodologia da História III 75h
    • História da História Ensinada 150h
    • História Contemporânea 75h
    • História do Brasil República 75h
    • História da Ásia 75h
    • Tópicos Esp. em História Antiga 60h
    • Estágio Supervisionado em História I 150h
    • Teoria e Prática do Ensino da História 150h
    • História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena 75h
    • Tópicos Esp. em História Medieval 60h
    • Tópicos Esp. em História da América 60h
    • Educação e inclusão 60h
    • Estágio Supervisionado em História II 150h
    • Monografia I 75h
    • Tópicos Especiais em História Moderna 60h
    • Estágio Supervisionado em História III 105h
    • Fundamentos da Língua Bras. de Sinais (LIBRAS) 60h
    • Monografia II 75h
    • Tópicos Especiais em História Contemporânea 60h
    • Tópicos Esp. em História do Brasil 60h

Administração acadêmica

Coordenação: Geraldo Antônio Soares

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (1982), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em História e Civilizações - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997). Atualmente é professor associado - Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea e História do Brasil Império, atuando principalmente nos temas: história, cultura, cotidiano, vida privada, escravidão.

Corpo docente

Perfil na plataforma Lattes de Adriana Pereira Campos Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Alexsandro Rodrigues Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de André Ricardo Valle Vasco Pereira Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Andressa Mafezoni Caetano Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Antonio Carlos Amador Gil Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Carlos Vinícius Costa de Mendonça Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Claudia Pereira do Carmo Murta Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Daisa Teixeira Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Ednalva Gutierrez Rodrigues Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Edson Maciel Júnior Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Emiliano Unzer Macedo Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Érica Cristhyane Morais da Silva Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Fábio Muruci Dos Santos Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Geraldo Antônio Soares Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Gilvan Ventura da Silva Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Hiran Pinel Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Jefferson Bruno Moreira Santana Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Josemar Machado de Oliveira Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Juçara Luzia Leite Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Julio César Bentivoglio Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Leonor Franco de Araujo Mestrado

Perfil na plataforma Lattes de Luiz Cláudio Moisés Ribeiro Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Luiz Noboru Muramatsu Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Márcia Barros Ferreira Rodrigues Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Maria Beatriz Nader Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Patricia Maria da Silva Merlo Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Reginaldo Celio Sobrinho Doutorado

Rossana Gomes Britto Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Sandra Kretli da Silva Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Sandro José da Silva Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Sebastião Pimentel Franco Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Sérgio Alberto Feldman Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Valter Pires Pereira Doutorado

Perfil na plataforma Lattes de Vitor Gomes Doutorado

Perfil do egresso

A formulação de um perfil desejado para o profissional egresso do Curso de História, na habilitação em Licenciatura, implica em reconhecer que se trata de desafios relativamente à formação pedagógica, científica, cultural e política, desafios que se impõem a docentes e discentes e se relacionam à (ao):

-autonomia intelectual;

-pensamento reflexivo;

-capacidade para atuar de forma ética, crítica e criativa na busca de soluções para as questões que lhe são apresentadas pela sociedade;

-capacidade para trabalhar em equipes interdisciplinares;

-criatividade, iniciativa e flexibilidade nas relações inter-pessoais e profissionais;

-respeito à diversidade própria dos ambientes profissionais;

-compreensão dos elementos e dos processos relativos ao meio natural e ao construído;

-sólida fundamentação filosófica, teórica e metodológica;

-capacidade de aplicar o conhecimento em prol do desenvolvimento social;

-disposição para o aprendizado contínuo;

-capacidade de se interagir com as Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (NTICs), tendo-as como instrumentos que possam contribuir para o desenvolvimento de um trabalho reflexivo e crítico;

-domínio e constante aprimoramento das abordagens científicas inerentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento em História;

-conhecimento e sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação a serem utilizados no seu cotidiano profissional e social.

-dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;

-problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

-conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;

-transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;

-desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;

-manejar e refletir com autonomia sobre os usos das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino-aprendizagem.


O perfil de profissional egresso compreende igualmente a formação de competências e habilidades específicas para o exercício da profissão. Já no que diz respeito ao licenciado em História, as habilidades específicas que se esperam do profissional são as seguintes:

-domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio;

-domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitam a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino;

-domínio das diferentes técnicas e métodos de avaliação de conhecimento;

-capacidade de efetuar a transposição didática, realizando assim a adaptação da densidade dos conteúdos aprendidos na Universidade ao nível de desenvolvimento cognitivo do aluno, numa dinâmica que vai do mais complexo ao menos complexo;

-capacidade de reconhecer e valorizar os conhecimentos prévios do aluno no processo de transmissão/construção do saber histórico escolar;

-capacidade de lidar com o livro didático, de confrontá-lo e, ao mesmo tempo, valorizar as suas potencialidades;

-capacidade de inovar pedagogicamente, tanto no que diz respeito aos recursos/estratégias de ensino, quanto na proposição de avaliações/atividades criativas que despertem no aluno o interesse pelo aprendizado da disciplina;

-capacidade de interagir com os novos recursos digitais e virtuais que cada vez mais se apresentam no universo escolar e formativo.

Ofertas do curso

2014/2

Coordenador do Curso: Geraldo Antônio Soares

Polos atendidos: Afonso Cláudio, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Linhares, Montanha, Pinheiros, Piúma e Santa Teresa.