Ir para o conteúdo Pular para o menu principal
Universidade Federal do Espírito Santo
Endereços úteis
Menu

Licenciatura EaD em Física

O objetivo principal do Curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância, é formar professores capacitados a desenvolverem, de forma pedagogicamente consistente, o ensino-aprendizagem da Física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.

Nível: Graduação

Formação: Licenciatura

Duração: 4 anos (8 semestres)

Modalidade: Semipresencial

Situação:
Oferta 2014/2 em fase de conclusão.
Sem previsão de reoferta.

Duração do curso

Carga horária total de integralização curricular: 3335 horas

Matriz Curricular

    • Introdução à Probabilidade e Estatística 45h
    • Introdução à Metodologia Científica 30h
    • Introdução às Ciências Físicas I 60h
    • Introdução à Informática Educativa no Ensino de Física 75h
    • Pré-Cálculo I 75h
    • Fundamentos Estruturais e Pedagógicos da EAD 30h
    • Metodologia da Pesquisa em EAD 30h
    • Filosofia da Ciência 45h
    • Introdução às Ciências Físicas II 60h
    • Seminários Integrados de Pesquisa e Extensão I 60h
    • Cálculo I 75h
    • Geometria Analítica 60h
    • Fundamentos Estruturais e Pedagógicos da EAD 30h
    • Fundamentos da Educação I - Psicologia da Educação
    • Física IA – Mecânica do Ponto Material
    • Física IB – Sistemas de Partículas e Corpos Rígidos
    • Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais
    • Cálculo II
    • Fundamentos da Educação III - Introdução à Filosofia
    • Física IIA – Fluidos e Física Térmica
    • Física IIB – Oscilações e Ondas em meios Mecânicos
    • Seminários Integrados de Pesquisa e Extensão II
    • Cálculo III
    • Informação, Ciência e Tecnologia no Ensino de Física
    • Pesquisa e prática pedagógica
    • Estágio Supervisionado I
    • Física IIIA – Eletricidade
    • Física IIIB – Magnetismo e Leis de Maxwell
    • Pesquisa e prática pedagógica em laboratório no ensino de Física - I
    • Química Geral
    • Estágio Supervisionado II
    • Física IVA – Ondas Eletromagnéticas e Óptica
    • Física IVB – Introdução à Relatividade e à Mecânica Quântica
    • Pesquisa e prática pedagógica em laboratório no ensino de Física -II
    • Seminários Integrados de Pesquisa e Extensão III
    • Termodinâmica
    • Cálculo IV
    • Fundamentos da Educação IV - Política Educacional e Organização da Educação
    • Estágio Supervisionado III
    • Física Moderna
    • História da Física
    • Mecânica Clássica
    • Pesquisa e prática pedagógica em laboratório no ensino de Física - III
    • Teoria Eletromagnética
    • Fundamentos da Educação V - Sociologia da Educação
    • Estágio Supervisionado IV
    • Introdução a Astronomia
    • Laboratório de Física Moderna
    • Pesquisa e prática pedagógica em laboratório no ensino de Física - IV
    • Trabalho de Conclusão de Curso

Perfil do egresso

O licenciado em Física na modalidade semipresencial da UFES deverá ter sólidos conhecimentos de Física e Matemática e também uma consciência ambiental e étnicorracial adquirida nas disciplinas do curso que permitirão desenvolver um trabalho de qualidade, devendo estar capacitado para:

1 - Ministrar aulas teóricas e experimentais de Física Básica para o Ensino Médio e/ou Superior.

2 - Usar a capacidade de análises para desenvolver pesquisas em ensino de Física visando à melhoria da qualidade das aulas.

3 - Capacidades de desenvolver projetos experimentais de pesquisa e extensão voltados para ensino de ciências físicas.

4 - Realizar a aprendizagem continuada, fazendo da sua prática profissional fonte de produção de conhecimento;

5 - Analisar e selecionar material didático e elaborar propostas alternativas;

6 - Desenvolver estudos em nível de mestrado e doutorado.

7 - Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social coletivo;

8 - Ter a capacidade de disseminar e utilizar os conhecimentos físicos adquiridos no dia-a-dia da vida da comunidade;

9 - Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino e aprendizagem;

10 - Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção;

11 - Trabalhar em equipe e ter compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;

12 - Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.

13 - Incentivar a apresentação e publicação dos resultados científicos nas distintas formas de expressão.

14 - Discutir aspectos relacionados à sustentabilidade e a educação ambiental no contexto dos conteúdos de algumas disciplinas do curso.

Ofertas do curso

2008/1

Coordenador do Curso: Marcos Tadeu D'Azeredo Orlando

Polos atendidos: Afonso Cláudio, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina.

2014/2

Coordenador do Curso: Valério Marra

Polos atendidos: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Piúma, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.