Sobre a Superintendência de Educação a Distância

Conheça a história e o papel da Sead na educação a distância da Ufes, sua infraestrutura e as equipes envolvidas

Nossa História

A Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, ao longo de sua história, tem formado geração de profissionais e, por isso, conquistou respeito e credibilidade junto à sociedade espírito-santense. A partir de 2001, credenciou-se junto ao Ministério da Educação – MEC para a oferta de cursos superiores na modalidade de EaD.

Para dar suporte a essa iniciativa, a Ufes introduziu, na sua estrutura organizacional, o Núcleo de Educação Aberta e a Distância – ne@ad. Ao longo dos anos, o ne@ad consolidou-se como órgão mediador e gestor das propostas de EaD, tornando-se responsável pela introdução sistematizada dessa cultura na Universidade, bem como pela mediação, organização, oferta de cursos e demais atividades acadêmicas à população espírito-santense.

O primeiro curso EaD da Ufes foi o de Pedagogia, por meio do qual formaram-se 6.171 professores das séries iniciais do ensino fundamental dos sistemas públicos de ensino dos 78 municípios capixabas, que atuavam sem formação em nível superior.

Em 2006, a Universidade fez adesão ao projeto piloto do curso de Administração, a distância, do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Atualmente oferta cursos EaD em 27 Polos Municipais de Apoio Presencial – UAB. Assim, a Ufes apresenta-se como parceira institucional no desenvolvimento do ensino, pesquisa, formação continuada e demais ações direcionadas à formação de cidadãos deste estado.

A partir de abril/2014, por meio da Resolução nº 08/2014 do Conselho Universitário, foi aprovada a reestruturação organizacional da Ufes. Nessa nova estrutura, o ne@ad passou a ser denominado “Secretaria de Ensino a Distância” – Sead.

Em agosto/2019, entrou em vigor a nova reestruturação organizacional da Ufes e as adaptações administrativas resultaram na modificação de nomes de alguns setores, conforme suas funções. A Secretaria de Ensino a Distância – Sead passou a ser denominada “Superintendência de Educação a Distância”, mantendo-se a sigla Sead. Essa alteração foi aprovada no mês de julho pelo Conselho Universitário por meio da Resolução nº 22/2019.

 

Missão

Propiciar ensino superior e qualificação profissional aos cidadãos na modalidade EaD, de forma colaborativa.

Visão

Consolidar institucionalmente a EaD e ser reconhecida nacionalmente pelo seu nível de excelência.

Valores

Valorização da EaD – Excelência – Empreendedorismo – Colaboração – Inclusão – Diversidade.

Relação de Dirigentes

  • Superintendente de Educação a Distância
    Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa
  • Diretora Acadêmica
    Andreia Chiari Lins


Planejamento Estratégico

Atendendo ao Sistema de Transparência Ativa, de que tratam a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação - LAI) e suas regulamentações, disponibilizamos o acesso à nossa agenda.

Veja o Planejamento

Agenda Pública da SEAD

Atendendo ao Sistema de Transparência Ativa, de que tratam a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação - LAI) e suas regulamentações, disponibilizamos o acesso à nossa agenda.

Confira nossa agenda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.

Saiba mais