Nossa História
A Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, ao longo de sua história, tem formado geração de profissionais e, por isso, conquistou respeito e credibilidade junto à sociedade espírito-santense. A partir de 2001, credenciou-se junto ao Ministério da Educação – MEC para a oferta de cursos superiores na modalidade de EaD.
Para dar suporte a essa iniciativa, a Ufes introduziu, na sua estrutura organizacional, o Núcleo de Educação Aberta e a Distância – ne@ad. Ao longo dos anos, o ne@ad consolidou-se como órgão mediador e gestor das propostas de EaD, tornando-se responsável pela introdução sistematizada dessa cultura na Universidade, bem como pela mediação, organização, oferta de cursos e demais atividades acadêmicas à população espírito-santense.
O primeiro curso EaD da Ufes foi o de Pedagogia, por meio do qual formaram-se 6.171 professores das séries iniciais do ensino fundamental dos sistemas públicos de ensino dos 78 municípios capixabas, que atuavam sem formação em nível superior.
Em 2006, a Universidade fez adesão ao projeto piloto do curso de Administração, a distância, do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Atualmente oferta cursos EaD em 30 Polos Municipais de Apoio Presencial – UAB. Assim, a Ufes apresenta-se como parceira institucional no desenvolvimento do ensino, pesquisa, formação continuada e demais ações direcionadas à formação de cidadãos deste estado.
A partir de abril/2014, por meio da Resolução nº 08/2014 do Conselho Universitário, foi aprovada a reestruturação organizacional da Ufes. Nessa nova estrutura, o ne@ad passou a ser denominado “Secretaria de Ensino a Distância” – Sead.
Em agosto/2019, entrou em vigor a nova reestruturação organizacional da Ufes e as adaptações administrativas resultaram na modificação de nomes de alguns setores, conforme suas funções. A Secretaria de Ensino a Distância – Sead passou a ser denominada “Superintendência de Educação a Distância”, mantendo-se a sigla Sead. Essa alteração foi aprovada no mês de julho pelo Conselho Universitário por meio da Resolução nº 22/2019.
Garantir a formação humana, acadêmica e profissional com excelência, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com a produção de avanços científicos, tecnológicos, educacionais, culturais, sociais e de inovação, e a promoção dos direitos e da inclusão social.
Ser reconhecida como instituição pública de excelência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, comprometida com a inclusão social, a interiorização, a inovação e o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, em particular do Estado do Espírito Santo.
Ética – Sustentabilidade – Direitos Humanos – Pluralidade – Acessibilidade – Democracia – Autonomia – Transparência – Participação – Ensino – Pesquisa – Extensão – Valorização da EaD – Excelência – Empreendedorismo – Colaboração Social – Inclusão – Diversidade.
Relação de Dirigentes
- Superintendente de Educação a Distância
Mauro Pantoja Ferreira - Diretora Acadêmica
Fernanda Simone Lopes de Paiva
Planejamento Estratégico
Atendendo ao Sistema de Transparência Ativa, de que tratam a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação - LAI) e suas regulamentações, disponibilizamos o acesso à nossa agenda.
Veja o PlanejamentoAgenda Pública da SEAD
Atendendo ao Sistema de Transparência Ativa, de que tratam a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação - LAI) e suas regulamentações, disponibilizamos o acesso à nossa agenda.
Confira nossa agenda