Alunos do polo UAB de São Mateus participam do Pint of Science

21 de maio de 2025

Comunicação

Estudantes do curso de Licenciatura em História do polo UAB de São Mateus participaram na última segunda-feira, 19 de maio, de uma aula presencial diferente: em vez da sala de aula, o encontro ocorreu em um restaurante da cidade, como parte da programação do evento internacional Pint of Science. Realizado em diversas cidades do Brasil e do mundo, o festival promove o diálogo entre ciência e sociedade em espaços descontraídos, como bares, cafés e restaurantes.

Neste ano, o evento foi sediado, no Espírito Santo, pelos municípios de São Mateus e Santa Teresa, com organização conjunta entre a UFES (Campus São Mateus), o Ifes (Campus São Mateus), o Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC), a Multivix São Mateus e o Master Grupo Educacional.

O encontro, que contou com a presença dos estudantes do curso de Licenciatura em História EAD da Ufes, teve como temática “Mapas e Memórias: Tesouros Ocultos da Nossa História”, e aconteceu no Restaurante Robertinho, localizado nas proximidades da Igreja Velha, importante patrimônio histórico do município. A ação teve o apoio da coordenação do curso de História, representada pela professora Dra. Juliana Sabino Simonato, que incentivou a participação dos estudantes.

A atividade contou com a mediação da professora Mestre Ires Maria Pizetta Moschen e reuniu duas apresentações: o professor Dr. Fábio Paiva Reis conduziu a conversa “Tesouros Perdidos e Monstros Imaginários: Mistérios Cartográficos do Espírito Santo Colonial”, abordando representações fantásticas e imaginárias em antigos mapas da região; e a professora Mestra Franscielly Vago Moschen apresentou a fala “Vestígios do Passado: como um museu temporário despertou novos olhares para a História”, trazendo reflexões sobre a mediação de acervos históricos com diferentes públicos.

A tutora presencial Flaviane Lopes Francisco acompanhou os estudantes durante a aula de campo e destacou a importância da participação em eventos como esse: “Momentos assim tornam a aprendizagem mais significativa e conectam a História à vida cotidiana e aos espaços da cidade. Além disso, oferecem a oportunidade de interação com outras instituições e iniciativas voltadas à divulgação científica.”.

Os relatos dos estudantes confirmam o entusiasmo com a experiência. Para Joyce Tezolin Coutinho, o ambiente informal somado ao conteúdo acessível foi um diferencial: “O evento nos trouxe um novo olhar sobre o ensino de História. A palestra da professora Franscielly foi estimulante e despertou em mim, que não sou da área da educação, o desejo de fazer a diferença em sala de aula.”.

Soraya Aparecida Pertele destacou a surpresa ao descobrir as representações de criaturas místicas em mapas antigos: “Amei o tema e a didática do professor. A representação de criaturas místicas foi uma surpresa. Nota 10 de 10!”.

Já Simone S. Nunes Correia enfatizou o impacto dos temas abordados: “Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Os palestrantes nos mostraram como é possível lecionar História de forma envolvente e reflexiva. Saímos dali mais motivados e encantados pela disciplina.”.

O Pint of Science é um festival mundial de divulgação científica criado no Reino Unido em 2012, e acontece anualmente em dezenas de países. A proposta é levar pesquisadores e especialistas para compartilhar ciência em espaços informais, promovendo o diálogo com a sociedade e despertando o interesse por temas científicos de forma acessível e criativa.

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://pintofscience.com.br/sobre/

 

Veja as imagens do evento abaixo:

 

Atualizado em 21 de maio de 2025 às 16:30

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.

Saiba mais