Curso de História realiza encontro presencial em Polo de São Mateus
28 de abril de 2025
Comunicação
No dia 24 de abril de 2025, o curso de Licenciatura em História EAD da Universidade Federal do Espírito Santo realizou um encontro presencial no auditório do Polo UAB de São Mateus.
A atividade foi coordenada pela tutora presencial Flaviane Lopes Francisco e contou com a participação especial da mestra em Educação Básica, Renata Cristina Araújo Gomes, cuja pesquisa abordou a História da Matemática. O encontro integrou as atividades da disciplina Metodologias da História com um debate acerca da revisão literária em trabalhos acadêmicos.
O encontro teve como objetivo proporcionar um espaço de troca de experiências, com destaque para a contribuição de Renata, que compartilhou seu processo de pesquisa e os desafios enfrentados na produção de sua dissertação, reforçando o compromisso do curso com a formação crítica e reflexiva dos estudantes.
A proposta surgiu a partir de uma aula síncrona da disciplina Metodologias da História, com o professor Júlio Cesar Bentivoglio, em que foi constatado o diálogo do tema do mestrado da estudante Renata Cristina com o curso. Por meio de uma verificação, foi possível identificar tanto a revisão literária como a definição do tema e o objetivo da pesquisa apresentados de forma bem delimitada.
Segundo a Tutora Flaviane Lopes:
“Os Encontros presenciais fortalecem o vínculo entre os estudantes, promovem troca de experiências e ampliam a compreensão dos conteúdos e ajudam na elaboração dos trabalhos. As dúvidas colocadas em comum ajudam na construção do conhecimento.
Como boa parte dos estudantes já possuem graduação – alguns estão atuando na educação -, foi uma roda de conversa com senso crítico, ampliando ainda mais o repertório teórico, nos ajudando a avaliar e utilizar fontes com responsabilidade.”
A graduação de Licenciatura em História busca capacitar professores para atuarem no Ensino Fundamental e Médio, oferecendo uma visão completa da História, com sólida formação teórica e metodológica. O curso valoriza o diálogo com a comunidade científica e a sociedade, estimulando práticas pedagógicas que integrem diferentes áreas do conhecimento histórico com base na observação e na experimentação.
Veja as imagens do evento abaixo:
Atualizado em 6 de maio de 2025 às 13:41