Plataforma Colibri hospedará o Projeto OPInE

22 de abril de 2024

A Sead-Ufes hospedará em seu ambiente virtual de ensino a distância da Ufes, o Colibri, o projeto OPInE (Oficinas de Projetos em Inovação e Empreendedorismo), iniciativa da parceria entre a Proex e Unac, como política pública de fomento e implantação de Ambientes Sociais de Inovação (ASI), com o objetivo de fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo em nosso estado.

O projeto OPInE, inserido na Universidade Aberta Capixaba (UnAC) e coordenado pela professora Miriam de Magdala Pinto, busca capacitar jovens bolsistas dos Centros de Referência da Juventude (CRJs) em uma jornada de aprendizado e desenvolvimento por meio do projeto “Ambientes Sociais de Inovação”, proposto para transformar o cenário de desigualdade de acesso a criatividade, inovação e empreendedorismo no Espírito Santo, que exclui mulheres, jovens, não-brancos e moradores de periferias.

As oficinas OPInE funcionarão a partir de um conjunto de encontros estruturados em duas etapas. Na primeira, acontecerá a formação das equipes de bolsistas selecionados para cada CRJ. Ocorrendo de forma híbrida, presencial e online, tendo em vista a dispersão geográfica dos 14 CRJs, a formação segue uma jornada organizada em oficinas, que parte da identificação de temas, problemas ou “dores” do próprio público dos CRJs ou da comunidade local, criação de soluções e escolha de uma das alternativas para desenvolvimento, planejando através de um modelo de negócios a resolução do problema.

Na segunda etapa, as equipes dos CRJs, agora aptas a atuarem como replicadores na formação, trabalharão junto ao público-alvo dos CRJs sob orientação dos professores formadores, pondo em prática o processo teórico de impacto social.

Os cursos online OPInE serão hospedados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Colibri, da Sead-Ufes, onde ficará disponível para os cursistas em formação todo o material de apoio necessário para o aprendizado.

Letícia Pedruzzi, coordenadora do projeto, comenta sobre a escolha:

“Sobre a Plataforma Colibri, solicitamos o uso porque as versões mais atualizadas estão menos suscetíveis a ataques e bugs. Para a utilização de plugins disponíveis, eles acompanham a atualização do moodle. As novas versões do moodle permitem a utilização dos recursos de maneira mais atualizada e a ferramenta de emissão de relatórios é melhor. O Colibri, como plataforma atualizada, nos dá segurança nessas questões.”

Essa parceria e a colaboração em iniciativas educadoras exemplificam o compromisso de um ensino real, inclusivo e transformador, além de destacar a relevância de democratizar o acesso ao conhecimento e a inclusão educacional, ampliando o alcance e o impacto de iniciativas como o Projeto OPInE.

Atualizado em 24 de abril de 2024 às 14:32