Alunos de História EaD participam de confraternização junina nos Polos Uab

10 de junho de 2022

Os alunos do curso de Licenciatura em História EaD da Ufes participaram da confraternização junina promovida em diversos Polos Uab durante o mês de Junho. As festas ocorreram nos polos de Vargem Alta, Domingos Martins, Conceição da Barra, Mantenópolis e Alegre.

A coordenadora do curso, Patricia Merlo, explica a dinâmica das confraternizações: “A comunidade escolar, assim como as famílias dos alunos estão sendo convidados a participar conosco. Então, a dinâmica está sendo bastante interessante, porque a gente fez no modelo de quermesse. Cada um leva um prato, os alunos decoraram e estão também fazendo uma exibição do material didático que eles produziram no semestre passado. A prefeitura tem mandado sempre um representante da Secretaria de Educação para poder falar a respeito da importância da parceria com a Ufes e do polo na formação de mão de obra qualificada para o município.”

E, claro, a História está presente na festa: “A gente faz uma conferência conversando com eles sobre a origem dos festejos juninos. ‘Como que o Brasil entra nessa história?’ ‘O que isso traduz do que é ser hoje brasileiro, do que nós entendemos como cultura brasileira?’”, indaga Patricia.

Por fim, a professora reforça a importância cultural do evento: “É como as adaptações vão nascendo ao longo do tempo. E enquanto na Europa se comemorava colheitas de alimentos, que são alimentos típicos de regiões frias, aqui a gente vai ter nas festas juninas a comemoração de colheitas de alimentos que são nativos da América, como milho, amendoim, que são marcas da nossa dieta. O próprio feijão também é colhido nessa época, e aí a gente aproveita para conversar sobre como a cultura é híbrida, como ela é permeada por essas inter-relações, ainda que desiguais. E é para entender um pouco a representação e a força que isso tem na construção dessas identidades, que são sempre múltiplas, mas que tem traços que são comuns. Então tem sido esse o objetivo e até agora tem dado muito certo, e tem sido uma experiência muito vibrante dentro dos polos e nas comunidades também.”

Confira abaixo algumas fotos dos eventos:

Polo Uab de Mantenópolis

Polo Uab de Conceição da Barra