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Educação a Distância é a modalidade educacional na qual professores, tutores e alunos realizam e participam do processo de ensino-aprendizagem em espaço e/ou tempo diferentes. Para isso, é necessária a utilização de tecnologias de informação e comunicação nas atividades educativas.
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Para ser aluno de um curso de graduação EaD-UFES, o candidato deve ser aprovado no processo seletivo. A partir de 2023, a seleção terá como base as notas obtidas pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Os critérios referentes à seleção e classificação serão definidos em edital que será publicado no site da SEAD/UFES. Entretanto, a oferta de cursos na modalidade EAD não é contínua, motivo pelo qual é importante acompanhar as notícias divulgadas nas diversas mídias da SEAD/UFES sobre o processo seletivo.
Em caso de existência de vagas remanescentes, após a seleção de candidatos através da nota do Enem, poderá ser realizado processo seletivo para as vagas ociosas, cujas regras de preenchimento serão definidas por meio de novo edital.
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Na modalidade EAD, através da SEAD/UFES, são ofertados apenas Cursos de Pós-graduação latu sensu (Especializações). Os critérios de seleção são determinados em cada edital do curso correspondente, divulgado no portal da SEAD/UFES.
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Tanto os cursos de graduação quanto os de pós-graduação são gratuitos. A UFES oferece ensino público, ou seja, não há cobrança de mensalidade.
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Sim, é possível realizar um curso em um polo distante, desde que as obrigações do curso sejam cumpridas. A maior parte do conteúdo e da carga horária se dá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na plataforma Moodle. No entanto, cerca de 30% da carga horária dos cursos EaD-UFES é presencial. As atividades obrigatoriamente presenciais realizadas no polo são: avaliações do desempenho acadêmico, estágios obrigatórios (quando previstos na legislação pertinente), defesa de trabalhos de conclusão de curso (quando prevista na legislação pertinente), atividades de laboratórios de ensino (quando for o caso) e videoconferências.
Não é possível obter dispensa absoluta das atividades presenciais. O artigo 4º do Decreto nº 9057/2017, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que “as atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, serão realizadas na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional.”
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Os cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (especialização) na modalidade a distância da UFES são de caráter temporário, isto é, as ofertas dos cursos não ocorrem regularmente todos os anos, como acontece com os cursos presenciais. As novas turmas dos cursos são disponibilizadas quando a instituição recebe aprovação para a abertura de novos editais de processos seletivos, portanto não possuem calendário regular, sendo que os processos seletivos podem ocorrer em qualquer período do ano.
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São as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior. São mantidos pelos municípios, governos de estado ou pela própria UFES. Oferecem infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os estudantes possam acompanhar os cursos a distância. O polo pode ser entendido como “local de encontro” onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais e pode estar ligado a mais de uma Instituição Pública de Ensino Superior – IPES, dependendo dos cursos que estiver oferecendo.
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A SEAD/UFES está presente em 29 Polos de Apoio Presencial estrategicamente localizados em várias regiões do estado do Espírito Santo.
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Sim. O diploma obtido em curso superior a distância vale tanto quanto o presencial e pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos, busca de emprego e ingresso em pós-graduação. Inclusive, o Art. 100, do Decreto nº 9.235/2017, define que é vedado às instituições do Sistema Federal de Ensino emitir e registrar diplomas com a identificação da modalidade de ensino. Os cursos a distância da UFES são reconhecidos pelo MEC e os diplomas têm validade em todo o território nacional.
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Sim. As disciplinas cursadas pelo aluno, com aprovação, em outras Instituições de Ensino Superior – IES, autorizadas ou reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação, poderão, eventualmente, ser aproveitadas na UFES. Para tanto, o aluno deve preencher o formulário “aproveitamento de estudos/dispensa de disciplinas”, disponível em https://prograd.ufes.br/guias-manuais-e-formularios; anexar os documentos relacionados no Art. 6, da Resolução nº 23/1997 – CEPE e encaminhar a demanda ao Coordenador do Curso, através da Plataforma do Curso (AVA), na sala “Coordenação do Curso > Apoio aos Discentes”, para análise do pedido e decisão.
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A verificação de aprendizagem é registrada por meio de pontos computados cumulativamente em cada componente curricular. Em cada componente curricular, temos atividades presenciais e online. As avaliações presenciais compreendem aproximadamente 65% da média parcial, e as atividades online correspondem a 35% da média parcial. São consideradas avaliações presenciais: trabalhos individuais ou em grupo, seminários e provas realizadas durante os encontros presenciais. São consideradas atividades online: resolução e postagem de exercícios propostos no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, participação em fóruns, chats, videoconferências, etc. Os resultados das avaliações serão expressos em notas que variam de 0 a 10 (zero a dez).
Além das atividades mencionadas anteriormente, haverá, no fim do período letivo, em cada disciplina, uma verificação final, abrangendo o programa lecionado. Ficarão dispensados da referida verificação final apenas os alunos que obtiverem média igual ou superior a 7 (sete) nos trabalhos.
Será considerado aprovado, podendo obter os créditos oferecidos pela disciplina no período letivo, o aluno que, satisfeitas as exigências da frequência, obtiver crédito – nota igual ou superior a 5 (cinco), no caso dos cursos de graduação, e igual ou superior a 7 (sete), no caso dos cursos de pós-graduação.
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O fato de ser a distância pode dar a falsa impressão de que a frequência dos alunos não é monitorada. Pelo contrário, as atividades e aulas de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula. Além disso, pela lei, os cursos têm uma série de atividades presenciais, como a realização de provas, apresentação de trabalho final e aulas de laboratório (quando o currículo exigir).
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O nível de conhecimento exigido de um aluno EaD é de nível “usuário”. Ou seja, para acessar o conteúdo, assistir às aulas e realizar as atividades propostas é necessário saber realizar tarefas simples no computador, tais como: ligar o equipamento, entrar na internet, digitar, usar o mouse e trabalhar com programas simples de edição de texto. Ao iniciar o curso, há um momento inicial para a prática de questões que promovem a familiarização do aluno com algumas dessas tarefas, de modo que ele desenvolva e/ou aperfeiçoe competências relacionadas à tecnologia e reflexões sobre como funciona a educação a distância.
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Não. Um dos mitos com relação ao ensino a distância é que o aluno fica isolado o tempo todo. Isso não é verdade. Apesar de contar com algumas atividades de autoestudo, nas quais o aluno pode escolher seus horários para assistir a(s) videoaula(s), ler textos e realizar atividades online, os cursos superiores a distância têm uma série de momentos em que o estudante interage com os colegas, professores e tutores. Isso pode acontecer em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, pela Internet, ou em encontros presenciais previstos no programa do curso.
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Não. A diferença entre os cursos de graduação presencial e a distância está na modalidade de ensino, isto é, nos recursos pedagógicos, no tipo de atividade e nas tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Quando comparamos a mesma graduação, tanto na modalidade presencial como na EaD, o programa de disciplinas respeita as mesmas diretrizes curriculares e trata dos mesmos temas. Em nível de complexidade, os dois formatos de graduação são equivalentes. No entanto, há pessoas que se adaptam melhor à modalidade EAD; outras à presencial.
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Nos cursos de graduação, pode se inscrever qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio ou equivalente. Nos cursos de pós-graduação, podem se inscrever pessoas com graduação completa. Em ambas as situações, os alunos deverão atender os editais que regulamentam o funcionamento dos processos seletivos, cuja divulgação é feita no portal da SEAD/UFES.
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São várias as vantagens proporcionadas pelos cursos a distância, entre as quais se destacam:
- flexibilidade do horário de estudo;
- mobilidade, uma vez que o aluno pode acessar o ambiente virtual de ensino-aprendizagem de qualquer lugar em que haja conexão à internet;
- democratização do ensino superior de qualidade, que é oferecido em 29 Polos de Apoio Presencial estrategicamente localizados no estado do Espírito Santo, ampliando o acesso à educação;
- facilitação do acesso ao ensino superior a pessoas que, por qualquer motivo, têm dificuldade de assistir às aulas presenciais.
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A duração média dos cursos de Graduação é de quatro a cinco anos, dependendo do que esteja definido na Diretriz Curricular Nacional de cada curso. As especializações (pós-graduação lato sensu) duram, normalmente, cerca de 18 meses.
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A UFES oferta, na modalidade a distância, cursos de graduação (Bacharelados e Licenciaturas), especialização (pós-graduação lato sensu) e extensão universitária (Moocs). Até o momento, a UFES não oferta cursos de mestrado e doutorado (pós-graduação stricto sensu) na modalidade a distância.
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A palavra MOOC é a sigla do termo em inglês Massive Open Online Course. É um tipo de curso online, aberto, ofertado em plataformas de ensino digitais, com o intuito de ampliar conhecimentos para um grande número de pessoas. Os MOOCs podem ser ou não certificados e geralmente não exigem pré-requisitos para a sua realização. A UFES desenvolveu uma plataforma própria para esse tipo de curso, denominada MOOCQUECA (link Plataforma), na qual oferta cursos de extensão, desenvolvidos para o público em geral (comunidade interna e externa à UFES).
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Não. Os cursos de graduação a distância da UFES se caracterizam por uma entrada única de alunos no início do curso. A sua reoferta depende da Unidade Acadêmica que o oferta, que analisará a existência de demanda, de recursos financeiros, da capacidade de atendimento para uma nova edição do curso, entre outras análises.
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A oferta de cursos a distância é atribuição exclusiva das Unidades Acadêmicas da UFES, assim como é a oferta de cursos presenciais. A SEAD é um órgão mediador, vinculado à Reitoria, que promove institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e ações em EaD, bem como o aperfeiçoamento pedagógico por meio das tecnologias de informação e comunicação.
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Os cursos de extensão EaD podem ser realizados inteiramente a distância. Já os cursos de graduação e especialização a distância devem prever uma parte presencial. Nestes, a proporção de atividades presenciais e a distância é definida no projeto pedagógico do curso. As avaliações, por exemplo, são obrigatoriamente presenciais, mas é possível que ocorram também outras atividades, nas quais a presença do aluno é imprescindível. É comum que ocorram atividades presenciais no início e no término de cada módulo, semestre ou disciplina, ou ainda estágios curriculares que obrigam o aluno a estar presente nos locais de estágio.