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Secretaria de Ensino a Distância

Programa de Interiorização da Ufes na Modalidade a Distância (PIP)

Resumo

O Projeto Integrado de Pesquisa-PIP propõe uma dinâmica alternativa de produção científica, avaliando a proposta do Programa de Interiorização da UFES na Modalidade Aberta e a Distância quanto à política pública educacional, e acompanha as ações dos cursos e treinamentos em EAD. Esse processo pretende assegurar uma avaliação dinâmica das ações de forma participativa, formativa e crítica. É a partir da responsabilidade compartilhada de todos os participantes que a avaliação da EAD se torna um mecanismo de reajuste continuado da ação educacional e permite um recorte crítico dos avanços e das dificuldades do Programa e de cada projeto de curso. Para avaliar as ações dos cursos e projetos, utilizamos as variáveis de eficiência, eficácia, efetividade sócio-educacional e de seus impactos específicos nos usuários.

Introdução

O Projeto Integrado de Pesquisa do Programa de Interiorização da UFES na Modalidade a Distância propõe uma dinâmica alternativa de produção científica, como o projeto que avalia a proposta educacional do Programa quanto à política pública educacional. A Modalidade a Distância oferece uma oportunidade especial para examinar a ação pedagógica dos cursos em termos de sua eficiência, eficácia, efetividade sócio-educacional e de seus impactos específicos no aprendiz.

Com base nos conceitos metodológicos desenvolvidos pelas Universidades Federais participantes na avaliação externa do Plano Nacional de Qualificação Profissional, junto à Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério de Trabalho - MTE, o Projeto Integrado de Pesquisa (PIP-EAD) desenvolverá um conjunto de estudos e pesquisas que registram e avaliam dimensões relevantes do Programa de Interiorização.

Um questionamento crítico é necessário na avaliação de um programa inovador de educação a distância, não apenas em termos da qualidade da aprendizagem ocorrida, mas também em relação à validade deste modo de (re)qualificação e certificação profissional. É preciso conceituar bem não só as variadas dimensões a serem avaliadas, mas, ao mesmo tempo, criar relações de parceria e participação entre os atores, para superar as dificuldades, tipicamente, encontradas nos processos avaliativos.

Pesquisar pode ser compreendido como um conjunto de processos de registrar, coletar dados e descrever fenômenos - uma produção de informações a serem analisadas. Avaliar é determinar o significado e/ou valor dessas informações produzidas por intermédio da pesquisa. Mas o pesquisador, na sua produção de informações/dados, examina relações entre fenômenos e estabelece importantes critérios para o avaliador.

PIP-EAD ... propõe uma dinâmica alternativa de produção científica, como projeto que avalia a proposta educacional do Programa enquanto política pública educacional ....

Os eixos temáticos principais são a eficiência, eficácia, efetividade social do Programa de Interiorização.

Projeto

O PIP propõe a produção de informações sobre o processo pedagógico do ensino a distância, seus impactos e significações. A avaliação do Programa de Interiorização é sinônima à avaliação das consequências da aprendizagem a distância. Como Projeto Integrado, seu cronograma de atuação instala-se ao longo das ações do Programa de Interiorização. A responsabilidade de pesquisar e avaliar se torna função vital de todos os participantes, independentemente de sua condição de aprendiz, orientador, professor, técnico ou administrador/especialista.

Pesquisando Eficiência do Programa de Interiorização

Certamente, um aspecto essencial para pesquisar é a eficiência do Programa e do(s) curso(s) oferecido(s). Isso envolve análise desde o planejamento das ações até as evidências da qualidade da execução das ações. Em resumo, o que acontece corresponde ao planejado, esperado, investido, produzido? Estudar a eficiência do Programa significa documentar e acompanhar todas as fases e facetas das ações.

A tecnologia da rede de comunicação envolve a produção e a utilização eficiente de material pedagógico incorporado no processo de apropriação/aplicação/aprendizagem deste material. Também envolve o nível de atendimento às demandas locais/regionais e do mercado local de trabalho.O que significa para um Programa de Interiorização na Modalidade a Distância ser eficiente? Os conceitos e indicadores dessa eficiência devem ser identificados junto a todos os atores usuários e participantes do Programa.

Pesquisando Eficácia do Programa de Interiorização

A eficácia como referencial avaliativo trata mais dos impactos, resultados ou benefícios do Programa e podem ocorrer em vários níveis simultaneamente. Um programa educacional, tanto tradicional quanto a distância, impacta o aluno, sua autoestima, sua visão de si como pessoa, seus relacionamentos, seu mundo de trabalho e sua vida. As expectativas do aprendiz em relação à modalidade a distância, à tecnologia da informática e suas percepções deste modo de estudar/aprender podem afetar significativamente os resultados do Programa.

Pesquisar a eficácia da EAD é também examinar a evidência do nível de aprendizagem sendo alcançada como um todo. O que significa essa aprendizagem coletiva para a rede educacional local e regional? Quais os impactos também no interior da instituição UFES?

Quais as evidências dos benefícios das ações para aluno, qual o seu grau de reflexão crítica, inclusive em relação ao curso, qual o seu nível de compreensão dos objetivos do projeto e da sua aprendizagem? No caso do Projeto do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, qual o impacto das ações na prática de ensino do aluno/professor? Quais os efeitos da sua requalificação em serviço?

A construção de medidas e indicadores de eficácia deve ser um processo participativo, uma pesquisa-ação dos atores. Ao mesmo tempo, a coleta de informações sobre eficácia precisa ser diferenciada dos processos de avaliação pedagógica, em nível de disciplina ou área de estudo.

Estudar a eficácia de alguns cursos pode requerer uma pesquisa longitudinal com produtos científicos e avaliação de resultados mais demorada do que normalmente esperada no mundo acadêmico. Será importante acompanhar o egresso desse novo Programa de Interiorização, após conclusão do curso no contexto de seu trabalho e vida pessoal.

Pesquisando Efetividade do Programa de Interiorização

A efetividade socioeducacional do Programa de Interiorização abrange todas as dimensões da eficácia, especificamente do ponto de vista mais amplo do sistema de educação pública, das comunidades e das populações usuárias dos serviços eventualmente proporcionados pelos egressos do Programa de Interiorização.

É na avaliação da efetividade socioeducacional que a essência da modalidade EAD é analisada enquanto política pública de interiorização e de qualificação profissional por uma IES - Instituição de Ensino Superior que promove a educação gratuita à população do Estado do Espírito Santo.

Pesquisando os Atores Envolvidos no Programa de Interiorização

Um quarto bloco de estudos e avaliações deve ser produzido pelos estagiários, monitores, professores, consultores e pesquisadores vinculados ao Programa de Interiorização. Esse grupo pode ser denominado de "Avaliação Continuada dos Atores/Parceiros da Modalidade Aberta e a Distância". Esses estudos visam ao registro, caracterização e análise de atitudes, expectativas e valores que afetam a eficiência, eficácia e efetividade social do Programa e dos cursos. Procuram estabelecer um perfil (psicossociológico, econômico ou cultural) de todos os participantes/atores/aprendizes engajados na concepção, implantação, gestão e utilização da Modalidade a Distância, proporcionando uma compreensão maior das experiências e significações do Programa.

A Metodologia do Projeto Integrado de Pesquisa

Por ser um "projeto guarda-chuva" de pesquisa não é necessário ou possível, neste momento, detalhar, metodologicamente, cada estudo ou subprojeto de pesquisa.

Será importante salientar a existência de uma filosofia da pesquisa-ação aplicada como método e, também, a existência de um pressuposto básico das pesquisas - a serem desencadeadas neste Projeto. Nesse sentido, haverá necessidade de se aplicar uma variedade de técnicas qualitativas, a fim de examinar significados e descobrir como medir fenômenos identificados como relevantes para estudo para, depois, quantificá-los. Portanto, no início, os trabalhos deverão ser mais descritivos ou exploratórios.

O sistema Web, utilizando-se de novas tecnologias de aglomeração de dados on line, já se mostra como eficiente ferramenta de pesquisa tipo survey - levantamento de informações. A equipe do ne@ad coletará determinados perfis dos participantes, nas primeiras ações diretamente desenvolvidas no sistema de comunicação bidirecional a ser implantado, verificando, assim, em cada curso ou produto oferecido na modalidade EAD, a caracterização dessa clientela, para poder associá-la aos resultados posteriores.
 

Marco Conceitual da Avaliação da Política Educacional da Modalidade EAD/UFES

Para que as pesquisas e estudos contribuam para avaliar sistematicamente a EAD/UFES e a política pública da interiorização nesta modalidade, é preciso um marco conceitual abrangente das várias dimensões sob análise:
 

1) O que é o MARCO EAD?

É um marco conceitual que expressa e sintetiza uma visão sobre a gama de resultados que o Programa de Interiorização da UFES na Modalidade Aberta e a Distância pode gerar e a interação existente entre esses resultados.
 

2) Estrutura e componentes do MARCO EAD:

A estrutura do MARCO EAD reflete o pressuposto de que uma política educacional é um processo complexo de ações que terão efeitos interrelacionados em níveis distintos: a) em nível pessoal do aprendiz e de outros participantes na implantação, gestão e avaliação do Programa - aumento de conhecimento, oportunidades de melhoria de produção, serviço, trabalho, desempenho e satisfação pessoal; b) em nível institucional e interinstitucional - fortalecimento das instituições envolvidas e de uma rede institucional emergente, melhorias de desempenho e maior conhecimento crítico dos impactos da atuação institucional; e c) em nível da sociedade - mudanças em atitudes, relações e políticas socioeducacionais que contribuem para o desenvolvimento local/regional.

Os resultados não são, necessariamente, limitados aos efeitos que podem ser medidos, quantificados ou documentados de modo direto. Muitos efeitos não podem ser considerados "tangíveis". São resultados inferidos ou observados indiretamente e são, muitas vezes, elementos indispensáveis à avaliação de um fenômeno complexo como uma política educacional.

Segundo Zaffaroni (1997) os dois resultados/efeitos - tangíveis/intangíveis - não formam uma dicotomia senão um continuum que vão de aspectos tangíveis aos menos tangíveis. Os tipos de resultados, então, podem ser concebidos dentro de um marco conceitual para considerar os níveis e as dimensões em formato de um "cone". Esse cone ilustra os impactos da política educacional implementando em modalidade EAD desde o nível individual até os níveis institucionais e sociais.

Os efeitos mais imediatos e diretos ocorrem na base (de acordo com o nível do aprendiz/participante), com os efeitos mais difusos e indiretos, porém, mais amplos, em nível dos sistemas educacionais, de qualificação profissional e da sociedade como um todo.

Os Focos da Avaliação e da Produção Científica do Projeto de Pesquisa Integrada

O projeto de pesquisa integrada pretende identificar, junto aos atores/participantes de cada ação educativa, os efeitos e as dimensões consideradas especialmente relevantes para serem avaliadas como resultados. Este processo de construção de um marco conceitual de avaliação pretende asseverar uma avaliação dinâmica das ações de forma participativa, formativa e crítica.

É a partir da responsabilidade compartilhada de todos os atores que a avaliação da modalidade EAD se torna um mecanismo de reajuste continuado da ação educacional e permite um recorte crítico dos avanços e das dificuldades do Programa e de cada projeto de curso.

Destaque-se aqui que a ênfase principal da produção científica em formato de pesquisa ou estudo será concentrada na base do cone - nas experiências e nos resultados refletidos nas pessoas mais diretamente afetadas pela ação - os aprendizes. A socialização dos relatórios e estudos por meio de boletins on line, cadernos de pesquisa, artigos científicos, relatórios e livros técnicos realimentam os processos de gestão e planejamento do Programa de Interiorização.

Os bancos de dados gerados pelo projeto de pesquisa integrado devem ser acessíveis por alunos da graduação, pós-graduação, professores pesquisadores, monitores e estagiários de iniciação científica, assim fornecendo uma rica fonte de dados disponíveis para análise. Assim, a Universidade Federal do Espírito Santo tem uma potencialidade grande de se tornar uma referência institucional no ensino superior a distância.

 

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